domingo, 23 de dezembro de 2012

Centenas de pessoas protestaram em Orereta contra a sentença dos jovens de Oarsoaldea

Respondendo à convocatória do movimento Eleak, por volta das 12h30 centenas de pessoas partiram em manifestação da Alameda de Orereta (Gipuzkoa) para apoiar os cinco jovens cujas penas de prisão foram esta semana confirmadas pelo Supremo Tribunal espanhol (Maitane Linazasoro, Xabier Lujanbio, Aitor Alberdi, Arkaitz Antza e Aitor Franco; Iosu Arruabarrena foi absolvido) e protestar contra a decisão judicial.

À frente da manifestação, que tinha como o lema «Gure etxeko ateak zabalik dute» [as portas de nossas casas estão abertas], ia a imagem de uma matrioska. Estiveram presentes vários membros do Eleak e também pessoas imputadas em diferentes processos - entre os quais jovens de Hernani e Urnieta (Gipuzkoa) absolvidos pela AN espanhola.

No final da manifestação, o Eleak deu uma conferência de imprensa, tendo destacado que a Justiça espanhola é «como uma roleta russa». Como exemplo disso, referiu a absolvição dos jovens de Hernani e, agora, pelo mesmo crime, a condenação dos de Orereta, pelo Supremo Tribunal.

Depois de recordarem que alguns jovens afirmaram ter sido torturados durante o período de detenção, disseram que «se trata de julgamentos com uma origem política». «Não há defesa jurídica se se está a julgar a militância política», afirmaram.

Dos seis jovens condenados pelo tribunal especial a penas entre os seis e os sete anos de prisão, Linazasoro, Lujanbio, Alberdi, Antza e Franco viram as sentenças confirmadas pelo Supremo Tribunal. Arruabarrena foi absolvido.

Estes seis jovens foram detidos pela Polícia espanhola - e receberam ordem de prisão - em Abril de 2008, tendo sido julgados na AN espanhola em Julho de 2011, juntamente com outros dez jovens da região de Oarsoaldea (Gipuzkoa), que foram absolvidos. / Fonte: naiz.info