domingo, 28 de dezembro de 2014

Carvão para o Arcebispado de Iruñea por se apropriar dos bens do povo

Pelo quinto ano consecutivo, a Plataforma de Defensa del Patrimonio Navarro / Nafarroako Ondarearen Defentsarako Plataforma deixou carvão à porta do Arcebispado de Iruñea [Pamplona], para protestar contra a apropriação de bens por parte da Igreja e lhe exigir que devolva ao «povo o que é do povo».

Cerca de uma centena de pessoas participou numa acção de protesto em que o Olentzero e os Reis Magos deixaram carvão à entrada da instituição religiosa e seguraram uma faixa com a inscrição «Mientras haya expropiación os traeremos carbón. Herriarena herriarentzat, ikatza gaiztoentzat» (o que é do povo para o povo, carvão para os maus). Também se cantou um vilancete natalício com música tradicional e letra reivindicativa.

Em nome da plataforma, José Mari Esparza destacou os avanços legislativos no sentido de se pôr fim ao roubo de bens por parte da Igreja - que, desde 1946, passou para seu nome um «património que se estima em 20 mil bens em todo o Estado espanhol» - e salientou o facto de estes não serem apenas religiosos, mas também casas, terras e outro tipo de património. Em Nafarroa, só entre 1998 e 2007 a Igreja registou 1087 bens, cuja devolução ao povo a plataforma considera um «direito inalienável». / Ver: plataforma-ekimena.org e SareAntifaxista