sábado, 13 de dezembro de 2014

Vídeo-reportagem: «Aske Gunea, la desobediencia en estado puro»

O portal ahotsa.info realizou uma reportagem sobre os «aske guneak» (espaços livres) e «herri harresiak» (muros populares) que têm sido construídos em Euskal Herria como forma de desobediência civil contra os julgamentos políticos e as detenções. É também uma crónica do que se passou em Loiola (Gipuzkoa) no último «Aske Gunea».

A reportagem, com cerca de 30 minutos, inclui declarações de amigos e familiares de alguns dos 28 jovens independentistas que estão a ser julgados na Audiência Nacional. Estas pessoas viveram em primeira mão o «Aske Gunea» de Loiola e o seu despejo pela Ertzaintza. Também participam Eneko Villegas e Garazi Autor, dois dos imputados no processo judicial.

O ahotsa.info esteve presente no «Aske Gunea» de Loiola para transmitir em directo o que ali se passava, mas, para fazer este trabalho, contou com a colaboração dos meios de comunicação Info7 Irratia, topatu.info, argia.eus e Periodismo Digno, que colocaram as suas imagens e registos áudio à disposição. / Ver: ahotsa