sábado, 27 de dezembro de 2014

O preso gasteiztarra Ibai Peña foi libertado

O jovem de Gasteiz Ibai Peña saiu esta manhã da cadeia de Teruel (Aragão), depois de ter cumprido na íntegra a pena a que foi condenado, segundo referiu a Etxerat.

O gasteiztarra foi detido pela primeira vez em 2010, num controlo de estrada da Polícia francesa, e passou um mês na prisão. Apesar de, nessa altura, viver e trabalhar em Lapurdi (País Basco Norte), fazendo uma vida pública, Ibai foi alvo de forte perseguição policial (em dois anos, foi retido e detido quatro vezes), que denunciou ao Movimento pró-Amnistia. A sua extradição, requisitada por Espanha, foi rejeitada várias vezes pela Justiça francesa, mas acabaria por concretizar-se em Maio de 2012. Ibai era acusado de «incêndio terrorista» e posse de explosivos. Permaneceu na cadeia desde então.

Ibai Peña não compareceu no julgamento em que o Ministério Público pediu nove anos de cadeia para ele e para outro jovem por alegada prática de acções de «kale borroka» em 2006, em Gasteiz. Em Junho de 2009, um juiz emitiu contra ele uma ordem de busca e captura, que depois passou a ser um mandado europeu. [Ongi etorri!] / Ver: topatu.info