sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Pelo fim da dispersão, a amnistia e a liberdade dos prisioneiros: acções em Gasteiz e Bilbo

Prossegue, com inúmeras actividades, o jejum rotativo solidário com os presos e os refugiados políticos bascos que a Ernai decidiu organizar sob a designação «11 konpromiso askatasunerantz» [11 compromissos para a liberdade]. A iniciativa, que se insere na campanha «Denok Ala Inor Ez» [ou todos ou ninguém], começou no dia 19 e termina a 30, percorrendo diversas terras e cidades de Euskal Herria. Em baixo, vídeos de acções realizadas na capital alavesa e na biscainha.

O objectivo principal da iniciativa é activar a juventude basca em torno da questão dos presos e dos refugiados, levando-a a assumir «pequenos compromissos»: colocar a bandeirola pelo repatriamento nas janelas, ajudar os familiares a fazer as visitas, participar nas mobilizações, escrever cartas aos presos, etc.

Hoje, jovens de Galdakao, Santurtzi, Larrabetzu (Bizkaia) e Gasteiz (Araba) participaram numa marcha à cadeia de Topas (Salamanca). De acordo com a informação divulgada pela Ernai de Galdakao, todos os participantes na marcha solidária foram identificados pela Guarda Civil. Para dia 30, está agendada uma marcha a outra cadeia. No portal topatu.info é possível ver os programas organizados em diversas localidades e comarcas, bem como imagens e/ou vídeos das actividades já realizadas.

Acção em GASTEIZ [Ernai Gasteiz]Denuncia a criminosa política prisional. Visita os presos. Escreve-lhes. Recebe-os de forma calorosa. Participa nas mobilizações. Divulga o tema.
Acção em BILBO [Topatu]
Pelo fim da dispersão. Pelo regresso dos prisioneiros a casa. «Euskal preso eta iheslariak etxera!» «Presoak kalera, amnistia osoa!»

NA CATALUNHA: MARCHA DAS TOCHAS 2014
Vídeo com imagens inéditas da Marxa de Torxes realizada no dia 20 pelo centro da capital catalã. A manifestação foi organizada pelo colectivo Rescat para reclamar a libertação das presas políticas catalãs. «Amnistia i llibertat!»Torna a ser al desembre, i tornem a recórrer els carrers del centre de Barcelona. Reagrupament de condemnes, trasllats constants de presons, aïllament, trasllats als jutjats, judicis a l'Audiència Nacional per solidaritzar­nos amb elles... Torna a ser desembre, ha passat un any des de que vam recórrer aquests carrers i res ha canviat. / LER