quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Concentração em Burlata pela liberdade de expressão e por Joseba

Na véspera do julgamento de Joseba Ginés, acusado de «enaltecimento do terrorismo» por gerir o portal informativo BurlataHerria, dezenas de habitantes de Burlata (Nafarroa) concentraram-se hoje, ao fim da tarde, para apoiar o seu conterrâneo e exigir liberdade de expressão para o meio de comunicação, sob o lema «Adierazpen askatasuna/libertad de expresión. BurlataHerria Libre». Esta madrugada, um autocarro parte da localidade com destino a Madrid para apoiar Joseba.

O indiciamento de Joseba Ginés por «apologia do terrorismo» e o encerramento do portal, em Junho de 2013, veio juntar-se a uma longa lista de ataques à liberdade de expressão em Euskal Herria. O tribunal de excepção espanhol argumentou que o BurlataHerria tinha feito a cobertura informativa de actos de carácter político, como manifestações legais, conferências de imprensa públicas ou actos de boas-vindas a presos e presas da localidade navarra de Burlata. Na acusação também cabe o facto de ter usado termos como «presos políticos» ou «repressão».

Num manifesto firmado por jornalistas, organizações sociais e políticas e órgãos de comunicação, pede-se «a reabertura imediata do BurlataHerria e o arquivamento do processo movido contra o seu colaborador», reivindica-se o direito a informar e a opinar, exige-se o fim dos ataques aos órgãos de comunicação e das coacções exercidas sobre as pessoas que neles trabalham. / Ver: @BurlataHerria e aseh

ENTREVISTA: Joseba Ginés na Eguzki Irratia
[Do minuto 10 ao 26]