terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Centenas de jovens levaram apoio aos presos na marcha à cadeia de Daroca

Depois de viajarem centenas de quilómetros desde Euskal Herria, cerca de 400 jovens chegaram esta manhã à cadeia de Daroca (Saragoça, Espanha) para apoiar os presos políticos bascos e reclamar o fim da política de dispersão. Com esta acção, convocada pela Ernai, termina a campanha «11 compromissos para a liberdade», iniciada no dia 19.

Nove autocarros e vários automóveis partiram de Araba, Bizkaia, Gipuzkoa e Nafarroa com destino à prisão espanhola em Aragão. À chegada, teve lugar um pequeno concerto em solidariedade com os presos que se encontram naquele presídio; em seguida, Aitor Anda, militante da Ernai, disse que ali se tinham juntado porque tinham orgulho na luta dos presos políticos bascos; acrescentou que o compromisso da sociedade é fundamental para se cumprir a rota traçada pelos presos e refugiados com vista à resolução do conflito.

Depois da intervenção, os jovens bascos aproximaram-se da cadeia exibindo bandeirolas pelo repatriamento dos presos, ikurriñas, uma faixa em defesa da amnistia, e usaram foguetes e potes de fumo azul para assinalar a sua presença. / Ver: topatu.info e Turrune! [com muitas fotos]

Detenções em Iruñea
Três jovens foram detidos ontem pela Polícia espanhola, em Iruñea, quando realizavam uma acção no âmbito desta mesma campanha. Passaram a noite na esquadra e hoje foram presentes a um juiz e postos em liberdade. Ontem à tarde, dezenas de pessoas protestaram contra as detenções junto à esquadra.

Acção em Iruñea - por isto foram detidos três jovens [Topatu]Ver: topatu.info