domingo, 21 de dezembro de 2014

Centenas manifestaram-se em Gasteiz pelo fim dos julgamentos políticos

Centenas de pessoas manifestaram-se ontem ao fim da tarde, na capital alavesa, em solidariedade com os 28 jovens independentistas acusados de pertencer à Segi e cujo julgamento terminou na sexta-feira, dia 19. A solidariedade foi extensiva a todos os que, julgados pela sua militância política, estão envolvidos em processos judiciais semelhantes.

No âmbito desta mobilização, convocada pela plataforma Gasteizko Harresia [muralha de Gasteiz], exigiu-se a absolvição dos 28 jovens que começaram a ser julgados em Setembro na AN espanhola - o Ministério Público retirou as acusações contra 12 dos arguidos, mas manteve o pedido de seis anos de cadeia para os restantes - e fez-se um apelo à desobediência e à unidade do povo contra os julgamentos políticos: «Com a solidariedade venceremos», afirmaram.

Durante a manifestação, mereceu especial atenção a denúncia das torturas que muitos dos jovens envolvidos neste processo sofreram no período subsequente à sua detenção pela Polícia espanhola, e não foram esquecidos os gasteiztarras que se encontram na cadeia, como Ekaitz Samaniego, detido para cumprir pena há quase três anos e em torno do qual se criou um amplo movimento de apoio e desobediência.

Manifestação contra os julgamentos políticos [Gasteizko Harresia] Ver: Berria e naiz / Fotos: Epaiketen aurkako martxa

Mais iniciativas «pelos 28»
Nos últimos dias, houve várias iniciativas em solidariedade com «os 28» e contra os julgamentos políticos: a 13, acção em Bergara (Gipuzkoa) para apoiar os imputados em vários processos; a 17, cordão humano junto à AN espanhola; ontem, 20, conferência de imprensa em Erromo (Getxo, Bizkaia) sobre o julgamento e o apoio ao jovem da localidade Imanol Beristain; também ontem, no bairro de Donibane (Iruñea) um cordão humano uniu as casas de Egoi Irisarri e Garazi Autor [declarações no vídeo].
No final, exigiu-se a absolvição de todos os imputados e o fim dos julgamentos políticos. (ahotsa.info) / Fotos: ekinklik.org