sábado, 20 de dezembro de 2014

Grande manifestação em Gasteiz contra a desindustrialização e a destruição de emprego

Centenas de trabalhadores manifestaram-se hoje na capital alavesa em defesa dos postos de trabalho e de uma «verdadeira» política para a indústria que ponha fim ao encerramento de empresas e que conte com investimento público. LAB, ELA e ESK acusaram o Governo de Lakua de fazer propaganda com planos como o «Ciências, Tecnologia e Inovação Euskadi 2020» quando apoia o patronato na redução de salários, alimenta subvenções para a contratação precária e dá apoio às Finanças para baixar os impostos aos empresários.

A manifestação contou com o apoio das secções dos sindicatos referidos em 16 empresas onde se verificam situações de conflito: Alestis, Arkema, Candy, Condesa, Corrugados Azpeitia, Ecn Cable Group, Fundiciones Wec, Laminaciones Arregui, Tepsa, TS Fundiciones, Bionor, Cegasa, Orozko, Castimetal e Servimax.

Em declarações à comunicação social o secretário-geral do ELA, Adolfo Muñoz, lamentou o encerramento de fábricas, como a da Arcelor Mittal em Agurain, que atirou 54 trabalhadores para o desemprego, e sublinhou que a luta é a única maneira de fazer frente a esta situação. Ainhoa Etxaide, secretária-geral do LAB, acusou as instituições de nada fazerem contra a «grande destruição» de postos de trabalho; e referiu-se em especial ao caso do território de Araba, onde há o risco de desaparecerem 11 empresas e se perderem 2000 postos de trabalho. / Ver: Berria e naiz