terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Fim-de-semana solidário com o Donbass em Iruñea e no Baztan

Numa nota divulgada pela Askapena, as várias associações bascas que organizam a iniciativa - como Askapena, Ernai, Iruña Antifaxista e Ikasle Abertzaleak - afirmam que o «objectivo é manifestar solidariedade para com a resistência do povo do Donbass e romper o bloqueio mediático sobre o que lá se passa».

«Começaram há um ano os protestos pró-União Europeia em Kiev, que foram rapidamente capitalizados pelos partidos de extrema-direita da oposição e desembocaram num golpe de Estado, com a ajuda dos Estados Unidos e da UE e seguindo a estratégia imperialista de ambos», denunciam os organizadores da iniciativa. «Desde então, um governo fascista e genocida controla o poder na Ucrânia», salientam.

O golpe de Estado não foi aceite no Donbass, e, num referendo que contou com a participação de 70% da população, 90% votou a favor da independência das Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk. O Governo ucraniano respondeu com bombas, que ainda continuam a cair sobre a população do Donbass. Os grandes órgãos de comunicação silenciam este ataque, que já provocou 10 mil mortos - na sua maioria civis assassinados pelos bombardeamentos do Exército ucraniano, dirigido pelo partido nazi Pravy Sektor e a NATO -, e há mais de um milhão de refugiados.

«Tudo isto se passa na Europa, diante de nós, sob o silêncio dos grandes meios de massas. Por isso, é importante rompermos o bloqueio mediático, fazermos frente ao imperialismo e, enquanto povo, deixarmos de ser cúmplices deste massacre. Na construção de uma Euskal Herria internacionalista, temos de mostrar a nossa solidariedade com povo do Donbass», afirma-se na nota divulgada pela Askapena.

Programa
No Baztan: dia 12, exibição do documentário Masacre en Kiev (20h00, Lixutegia de Erratzu); dia 13, conferência do jornalista do Argia Ibai Trebiño (11h00, Arizkunenea de Elizondo); concentração (12h00, Praça de Elizondo); almoço na Aise elkartea.
Em Iruñea: dia 13, concentração na Mercaderes (20h00); todas as outras actividades na Kalekalde: conferência e exposição fotográfica de um militante da Askapena que esteve no Donbass (12h00); almoço (14h30); pintxos e concertos (21h00). / Ver: askapena.org

NAZIS BANDERISTAS TENTARAM BOICOTAR CONCENTRAÇÃO
Cerca de 30 pessoas, entre bascos e membros da comunidade eslava em Euskal Herria, concentraram-se na sexta-feira, 6, junto ao recinto da Feira de Durango (Bizkaia), em solidariedade com o povo trabalhador do Donbass. Quatro indivíduos, que se afirmaram seguidores de Stepan Bandera, fotografaram, insultaram e ameaçaram os presentes, mas ninguém caiu nas provocações. / Ver: EH-Donbass