quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

LAB acusa administração dos hospitais de Navarra de submissão a interesses privados

O LAB realizou hoje uma concentração frente ao Complexo Hospitalar de Navarra (CHN) em protesto contra aquilo a que chama a «submissão» da administração aos «interesses das empresas privadas que fazem negócio à custa do Serviço Público de Saúde».

Como exemplos, o sindicato referiu edifícios que foram construídos e que «passaram anos sem serem usados» e outros que «continuam semi-vazios», ou o da empresa Abbot, adjudicatária do equipamento do laboratório central, que é «incapaz de fornecer a tecnologia necessária para manter a qualidade de resposta analítica».

O LAB referiu-se ainda aos «encerramentos de pisos e serviços do CHN para que a Clínica Universidad de Navarra, San Miguel ou San Juan de Dios mantenham o seu negócio a funcionar». A isto, juntou os «serviços privatizados» no CHN, como o das cozinhas, onde, diz o LAB, se pretende «aligeirar» a supervisão do Serviço Público de Saúde à custa das técnicas dietistas; e os serviços de limpeza, que «pouco a pouco» estão a ser adjudicados à empresa Maju e onde, no fim do ano, 12 trabalhadores estarão na rua.

Para o LAB, a actual administração do CHN «está a executar de forma submissa as directrizes que lhes são traçadas [pela UPN] no sentido de vender o Osasunbidea em pacotes às empresas privadas, mesmo que isso conduza à perda de qualidade no serviço e ao encarecimento dos custos, tal como já demonstrou o Tribunal de Contas navarro». / Ver: Diario de Noticias