sábado, 20 de dezembro de 2014

Denunciam acosso e pedido de colaboração da Ertzaintza a jovem bilbaíno

Numa nota enviada ao La Haine, afirma-se que, no dia 26 de Novembro, dois ertzainas à paisana, que se identificaram como funcionários do Governo basco, se aproximaram de um jovem bilbaíno quando este ia para o trabalho. Não havia mais ninguém na rua e os polícias dirigiram-se-lhe dizendo o seu nome e sobrenome.

Em seguida, os polícias «chantagearam-no e fizeram-lhe um pedido de colaboração»: em troca da informação que fornecesse à Polícia, seriam resolvidos os seus problemas laborais. «Enquanto isto acontecia» - prossegue a nota - «tentaram levá-lo para uma escadaria afastada da via principal, mas o jovem correu e conseguiu fugir». Já apresentou queixa num tribunal.

«Este caso de acosso policial não é uma ocorrência isolada, pelo que incentivamos todos os jovens que sofrem ataques deste género a procurar apoio e a apresentar queixa», diz a nota. / Ver: lahaine.org e topatu.info

POLÍCIA FRANCESA PRENDE OUTRO MEMBRO DA AITZINA
A Polícia Judiciária francesa deteve ontem à tarde Loretxu Etxamendi. Esta jovem de Larresoro (Lapurdi) estuda em Bordéus (França) e foi detida quando regressava casa, refere o portal topatu.info, que associa a sua detenção à acção levada a cabo pela Aitzina a 14 de Julho deste ano: arrancou cem placas com os nomes em francês das terras bascas e mandou-as para Paris de comboio. A Polícia confiscou o computador à jovem, que ontem mesmo foi posta em liberdade.

A detenção de Etxamendi é a quarta de militantes da organização juvenil basca desde 16 de Outubro. Nessa altura, foi detido Alex Feldman e foram efectuadas buscas na sede da organização em Baiona. No final de Novembro foi detido Ieltxu Ostolaza e a 5 de Dezembro Koldo Etxegarai (depois de ambos se recusarem a comparecer na esquadra).

A Aitzina criticou duramente esta detenção e defendeu o carácter legítimo da desobediência face ao Estado francês para reivindicar «o reconhecimento institucional do País Basco Norte e a oficialização do euskara». Para dia 23, ao meio-dia, está agendado um encontro em Baiona. / Ver: topatu.info e kazeta.info