domingo, 15 de janeiro de 2012

Altsasu solidariza-se com os imputados por causa da paródia «El discurso del Rey»

Num acto a que acorreu muita gente, salientaram que o objectivo da paródia era o de denunciar a situação que se vive em Altsasu (Nafarroa) devido à atitude da Polícia Foral e da Guarda Civil.

Centenas de pessoas juntaram-se no frontão Burunda, em Altsasu, para manifestar o seu apoio e solidariedade aos dois habitantes desta localidade de Sakana – sendo um deles a autarca, Garazi Urrestarazu – que foram intimados a depor na Audiência Nacional espanhola no dia 25 por causa da paródia «El discurso del Rey», que teve lugar em Setembro do ano passado e que tinha como objectivo denunciar a presença policial asfixiante que esta comarca navarra sofre.
A porta-voz das pessoas ali reunidas criticou a cobertura que «os meios de comunicação estatais» fizeram da paródia, «pois deram início a uma campanha político-mediática contra o povo de Altsasu. Em vez de explicar os razões subjacentes à denúncia que foi feita, distorceram a realidade lançando mentiras e calúnias contra os habitantes desta terra. Todos aqueles que participaram na paródia se puderam aperceber da escassa objectividade desses meios de comunicação. Graças à pressão efectuada, dois habitantes de Altsasu vão ter de depor em Madrid».
Realçaram que a paródia pretendia denunciar, de forma humorística, a situação de pressão policial a que está submetida Altsasu, «onde há uma taxa de 9,2 polícias por cada mil habitantes, o que representa o triplo da média navarra e quase seis vezes mais do que a média estatal. Estes dados mostram bem a ocupação militar que existe na nossa terra, pelo que hoje voltamos a denunciar, mais alto e mais claro que nunca, a repressão que sofremos, especialmente quando Euskal Herria vive um processo de resolução para acabar com este tipo de confrontação e de atitudes repressivas».
Para além disso, fizeram um apelo à participação na concentração de apoio às pessoas intimadas a depor em Madrid, que terá lugar no dia 25, às 12h00, em frente à Câmara Municipal. Esta convocatória foi aprovada em sessão de Câmara com os votos a favor de Bildu, Nafarroa Bai e IUN. / Fonte: Gara