segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Homenagem emocionante a Txillardegi em Donostia

Organizada pela esquerda abertzale, a homenagem prestada em Donostia a Jose Luis Alvarez Enparantza, Txillardegi, recentemente falecido, foi emocionante. No teatro Victoria Eugenia juntaram-se centenas de pessoas do mundo cultural, político e social. Destacaram a importância do contributo dado pelo escritor e euskaltzale donostiarra.

Vídeo: Omenaldia egin diote Txillardegiri Donostian

Fotos: Txillardegiri omenaldia

Arnaldo Otegiren gutuna [Carta de Arnaldo Otegi]

O acto de homenagem a Jose Luis Alvarez Enparantza, Txillardegi, que faleceu no dia 14 de Janeiro começou com um vídeo que incluía fotografias suas, testemunhos e que passava em revista o seu trajecto.

Diversas pessoas tomaram a palavra - Piarres Xarriton, membro da Euskaltzaindia e amigo íntimo de Txillardegi, o galês Ned Thomas, Pernando Barrena, membro da esquerda abertzale, Igone Lamarain, da EHE, entre outros - e, pelo meio, houve piano, bertsos, txalaparta e canto coral, para além das actuações de Eñaut Elorrieta, vocalista dos Ken Zazpi, e de Erramun Martikorena.

A escritora Laura Mintegi leu uma carta escrita por Arnaldo Otegi da prisão de Logroño em honra de Txillardegi. Na carta, o membro da esquerda abertzale fez menção ao que aprendeu graças a ele, tendo realçado a necessidade de compromisso com a cultura e o euskara, para lá das siglas.

O actor Ramon Agirre, por seu lado, leu uma carta de Gerry Adams, na qual o dirigente do Sinn Fein expressa a sua tristeza pela morte do escritor donostiarra.

Na homenagem também estiveram presentes familiares de Txillardegi, e a viúva, Jone Forcada, agradeceu a todos os que se juntaram no Victoria Eugenia.

Pernando Barrena, Rufi Etxeberria, Joseba Permach, Tasio Erkizia, Pello Urizar, Ikerne Badiola, e representantes do Aralar, Alternatiba, AB, LAB, EHE, Anai Artea, gazte independentistak e da iniciativa Egin Dezagun Bidea estiveram na homenagem, juntamente com outras pessoas dos domínios político, cultural e social.

O final do acto também foi emocionante: o Victoria Eugenia todo de pé, a cantar o «Eusko Gudariak», acompanhado por muitos irrintzis. / Fonte: Gara