terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A Egin Dezagun Bidea pede que se passe dos discursos a compromissos claros

Numa conferência de imprensa que ontem deram em Bilbo, os representantes da iniciativa Egin Dezagun Bidea Beñat Zarrabeitia e Nagore García, acompanhados por Manu Ugartemendia e Jone Artola, afirmaram que, com a manifestação de sábado, se deu «um grande passo» para acabar com a «cruel política penitenciária» e colocar a questão dos presos na agenda das soluções, mas avisaram que esse passo tem de servir para que novos compromissos sejam assumidos. Por isso, pediram àqueles «que dizem que é preciso respeitar os direitos dos presos» mas não estiveram em Bilbo que «dêem passos concretos, para lá dos discursos».
VER: Gara

Argazkiak: Imagens mais destacadas da manifestação (Gara)

«Apontamentos de uma mobilização nova para um novo tempo»

«Aita-amen ondoan daudela jakin dezaten», de Xabier IZAGA (Gara)
Eta bitartean jakin dezaten bidaia luze horiek egindakoan ez ezik, egunero ere, etengabe, beren aita-ama presoen ondoan daudela. Gure gogo-bihotzetan.

Cinco habitantes de Erandio, constituídos arguidos por «enaltecimento»
Cinco habitantes de Erandio (Bizkaia) foram acusados de «enaltecimento do terrorismo» pelo juiz da Audiência Nacional espanhola Fernando Grande-Marlaska, por terem incluído uma fotografia de uma presa política basca num anúncio publicado no programa das festas da localidade.

Quatro membros da direcção da associação cultural Hegoalde e o presidente da comissão de festas de Erandio tinham sido intimados a depor ontem pelo juiz do tribunal especial de Madrid. Depois de os interrogar, acusou-os do delito de «enaltecimento do terrorismo», segundo informa a Europa Press, citando fontes judiciais.
O anúncio publicitário na origem de mais este processo tem à cabeça o nome da Hegoalde kultur elkartea, e nele pode ler-se a frase «Erika, maite zaitugu!», em referência à presa Erika Bilbao. / Fonte: Gara

Deixem Erandio em paz! Elkartasuna ez da delitua!

Ver também: «Marlaska considera que o Arrano Beltza é um "símbolo da ETA" ao intimar cinco bascos», de Alberto PRADILLA (Gara)

«Auziperatutako bost erandioztarrak babestu dituzte 300 auzokidek» (etengabe)

Fotos: Solidariedade com os arguidos em Erandio (8/1/2012) (ukberri.net)

Campanha de apoio aos 19 aiaraldearras que vão ser julgados na AN espanhola
Dezanove pessoas da região de Aiaraldea - 17 de Laudio e 2 de Amurrio - vão ser julgadas na Audiência Nacional de Madrid nos dias 23, 24 e 25 deste mês. Estes dezanove cidadãos foram constituídos arguidos por terem protestado, em Junho de 2003, numa sessão de Câmara de Laudio, contra a ilegalização da esquerda abertzale. São acusados de um delito de terrorismo. [Ver vídeo em baixo.]

Agora, entre o MP, que pede três anos de prisão para cada um, e a acusação particular, que solicita um ano de cadeia para três pessoas e entre cinco e seis para as restantes, podem apanhar 88 anos de prisão, no total.
Entretanto, foi criado um blogue - www.epaiketapolitikorikez.wordpress.com -, que tem por fito divulgar e denunciar a situação destes 17 laudioarras e 2 amurrioarras, e ainda promover a campanha de apoio já iniciada, em que se incluem diversas iniciativas. Para dia 21 de Janeiro, em Laudio (Araba), está agendada uma mobilização, no decorrer da qual será feita uma fotografia de apoio e solidariedade.
Notícia completa: aiaraldea.com / Mais info: ASEH

Vídeo: 19 cidadãos vão ser julgados na AN (aiaraldea.com)

88 anos de prisão por defender o direito de voto?