domingo, 15 de janeiro de 2012

Ekaitz Samaniego detido pela Ertzaintza em Gasteiz após grande manifestação em seu apoio

A Ertzaintza prendeu Gasteiz Ekaitz Samaniego, depois de o jovem independentista, que se encontrava escondido, ter aparecido publicamente no final da mobilização em seu apoio.

Ontem à tarde, em Gasteiz, teve lugar uma grande manifestação em defesa dos direitos civis e políticos e em solidariedade com Ekaitz Samaniego. A mobilização, convocada com o nome de «Matrioska Martxa», surgiu em apoio a Samaniego, contra quem tinha sido decretada uma ordem de detenção em Dezembro.
O jovem gasteiztarra foi condenado a oito anos de prisão por fazer parte da Segi e por um ataque a um eléctrico. Para denunciar a sua situação, Ekaitz e um conjunto de pessoas com ele solidárias encerraram-se numa igreja de Gasteiz durante uma semana, em Dezembro, e depois o jovem decidiu esconder-se para chamar a atenção para o seu caso e para o de outras em situação semelhante.
Ontem à tarde, no final da manifestação, Samaniego apareceu numa varanda de uma loja e as pessoas ali reunidas aproximaram-se para o saudar e apoiar.
Ficaram ali mais de uma hora a dizer palavras de ordem de apoio à juventude basca, até que a Ertzaintza apareceu e prendeu Samaniego. / Fonte: Gara

Ver também: «Ekaitz Samaniego atxilotu du Ertzaintzak Gasteizen» (Berria)

Crónica: «Ya está bien, joder, de que se nos lleven a la juventud», de Iker BIZKARGUENAGA (Gara)

Vídeo: Apoio a Ekaitz quando estava a ser detido (HalaBedi)

Detenção de Ekaitz Samaniego após a manifestação (Gara)


Solidariedade de Iparralde: Ekaitz askatu!

Vamos seguir o caminho pintado a cores! Temos de parar a repressão! Deixem em paz a juventude basca! / Fonte: ekaitzetxean / Mais info: ekaitzetxean

AUPA EKAITZ! MAITE ZAITUGU!