sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Autarcas de Hego Euskal Herria vão renovar em Etxarri o manifesto de 1977

Autarcas de Hego Euskal Herria [País Basco Sul] vão renovar neste domingo em Etxarri Aranatz (Nafarroa) o manifesto subscrito em 1977, no qual um grupo de autarcas reivindicou a ikurriña, a amnistia, os foros ou a luta a favor do euskara.

No dia 16 de Janeiro de 1977, os autarcas reivindicaram nesse documento a reposição dos foros, a amnistia, a co-oficialidade do euskara, a legalização da ikurriña, a legalização de todos os partidos políticos e um estatuto único para Hego Euskal Herria, valores que os autarcas actuais consideram plenamente vigentes.

Por isso, tal como explicou em conferência de imprensa Joxi Bakaikua, presidente da Câmara de Etxarri Aranatz, foi organizado um acto para este domingo cujo propósito é homenagear e reconhecer o trabalho dos autarcas daquela época e ratificar a declaração de 1977.

O acto pretende igualmente recordar Jose Luis Elkoro, autarca de Bergara (Gipuzkoa) em 1977, que «continua preso – em regime de prisão domiciliária, sob estritas medidas de controlo – por causa dos compromissos assumidos com o povo», e manifestar a sua vontade de «continuar a dar passos na construção de Euskal Herria».

No acto, que terá lugar às 12h00 em frente à Câmara Municipal, inclui projecções de vídeo, a presença de bertsolaris que cantaram em 1977 (Xabier Amuriza, Eusebio Igartzabal, Iñaki Murua e Matxinandiarena), txistularis e uma intervenção do primeiro edil de Etxarri Aranatz. / Fonte: Gara

Dokumentala: Hego Euskal Herriko alkateen mugimendua (BerriaTB) [A NÃO PERDER!]