sábado, 28 de janeiro de 2012

Perseguição à solidariedade: hoje, assembleia informativa em Erromo

No passado dia 16 de Janeiro, o juiz Eloy Velasco, da AN espanhola, interrogou o presidente da Comissão de Festas de Itzubaltzeta/Romo eta Pinueta como arguido. Segundo fez saber a própria Comissão de Festas, para o magistrado pode existir um alegado delito de «enaltecimento do terrorismo» em dois anúncios da brochura das festas do ano passado.

No primeiro deles, da Branka kultur elkartea, apareciam dois presos do bairro: Imanol Beristain, acusado de pertencer à ilegalizada organização juvenil Segi, detido em 22 de Outubro de 2010 e em prisão preventiva; e Iñaki Gonzalo Casal, Kitxu, jornalista, escritor e preso, que se encontra longe de Euskal Herria há mais de 15 anos e com a mãe bastante doente. Para o juiz, são ambos «presos etarras».

No segundo anúncio, da txosna da Comissão, o juiz não especificou qual seria o alegado elemento ilegal ali presente. Nele, pode ver-se uma bandeirola com o lema «Euskal Presoak Euskal Herrira».

Acusado de «enaltecimento do terrorismo», o presidente da Comissão pode ser condenado a uma pena entre um e dois anos de prisão. Tendo em conta este cenário e diversos detalhes interessantes a ele associados, a Itzubaltzeta/Romo eta Pinuetako jai batzordea convida toda a gente do bairro a estar presente, às 20h00, na Santa Eugenia plaza, em Erromo (Bizkaia), onde terá lugar a assembleia informativa. / Notícia completa: ukberri.net

A Câmara Municipal de Galdakao pede a libertação «imediata» de Txus Martín
A sessão de Câmara de Galdakao (Bizkaia) aprovou uma moção em que expressa a sua «preocupação e alarme» pelo grave estado de saúde do preso basauritarra Txus Martín e reclama a sua «urgente libertação». A declaração institucional foi aprovada com os votos favoráveis do Bildu - que a apresentou -, PNV, IU-Galdakao Bizirik e Usansolo Herria. PP e PSE votaram contra.
No texto da CM de Galdakao [onde residem alguns dos seus familiares] pode ler-se: «Os seus familiares referiram-nos claramente a relação existente entre a sua situação na prisão e o seu futuro imediato como doente que sofre de uma doença grave e como pessoa». Por isso, «não podemos permanecer impassíveis perante o agravamento da condição clínica sofrido por Txus na prisão e defendemos a necessidade da sua libertação urgente, por forma a assegurar a sua vida e integridade». / Fonte: SOS Txus Martin

Ver também: «A Egin Dezagun Bidea acusa a CM de Bilbo de "ignorar" a vontade da sociedade» (VER: Bilbo Branka / Mais info: Gara)
Vídeo da conferência imprensa dada pelo comité local da Egin Dezagun Bidea relativa à resolução tomada no dia anterior, na CM de Bilbo, sobre os presos políticos bascos.

«Esquerda abertzale, EA e Aralar reclamam a libertação de Ernesto Prat» (Gara)
[...] Por estas razões, e sabendo que na próxima segunda-feira tem lugar em Pau a audiência onde se vai tomar uma decisão sobre o mandado europeu de detenção emitido contra Ernesto Prat, solicitam a sua libertação e reivindicam o «seu direito a viver livre em Euskal Herria».