terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hitz debekatuak / Palavras proibidas

[Maite zaituztegu! Lortuko dugu!]

A esquerda abertzale critica o Governo de Bilbo por não estar à altura do «momento histórico»
Numa conferência de imprensa em que estiveram presentes Marta Pérez, Joana Regueiro e Tasio Erkizia, lamentaram que, apesar de se viver um «momento histórico», que se fica a dever ao «compromisso da ETA com o abandono da luta armada», o governo municipal «não esteja à altura das circunstâncias».

Neste sentido, pediram aos dirigentes locais do PNV que deixem de «olhar para os seus interesses», e se centrem «naquilo que as bases e a direcção do seu partido reclamam juntamente com a maioria social e política deste país».

Os representantes da esquerda abertzale criticaram também a equipa da Azkuna por ter decidido «recusar a denúncia das violações dos direitos» dos presos políticos bascos e «inclusive o conceito de "político" a sua qualidade de recluso, deixando de lado a necessidade de uma resolução integral ao conflito político».

Em seu entender, isto constitui «uma atitude incompreensível, incoerente e, no mínimo, surpreendente, se comparada com a política que o PNV segue em diversos municípios biscainhos», nos quais foram aprovadas moções de apoio aos presos políticos bascos.

Pérez e Regueiro pediram a Azkuna que pare de associar a esquerda abertzale «a um problema de ordem pública». «Sabemos que se sentem mais à vontade em cenários do passado, mas o panorama político mudou graças à determinação da esquerda abertzale deste país», referiram, antes de pedirem «responsabilidade e respeito» ao autarca. / Fonte: Gara

O Tribunal de Apelação de Pau pronuncia-se a 7 de Fevereiro sobre o navarro Ernesto Prat
O Tribunal de Apelação de Pau decidiu ontem que irá examinar no dia 7 de Fevereiro o mandado europeu emitido pelos espanhóis contra Ernesto Prat Urzainqui, acusado pela Audiência Nacional de fazer parte do Ekin e encarcerado desde quinta-feira passada.
O processo no Tribunal de Apelação de Pau pode prolongar-se durante várias semanas e, uma vez tomada uma decisão, poderá ser apresentado recurso junto do Supremo Tribunal, o que habitualmente costuma prolongar o processo durante mais alguns meses.
Esquerda abertzale, EA e Aralar convocaram para ontem ao meio-dia, em frente à Delegação do Governo espanhol em Iruñea, uma concentração de protesto contra a detenção de Prat, mas esta foi proibida pela nova inquilina, pelo que os partidos se limitaram a fazer declarações aos meios de comunicação. / Fonte: ateakireki.com

Vídeo: Declarações dos partidos após a proibição da concentração de ontem em Iruñea (ateakireki.com)