sábado, 21 de janeiro de 2012

Iñaki Erro, internado no hospital de Almeria com uma cardiopatia isquémica grave

O preso político Iñaki Erro (Donibane, Iruñea) foi internado na quarta-feira no hospital de Almeria com uma cardiopatia isquémica grave. Iñaki Erro está há 25 anos na prisão e, tendo cumprido 3/4 das pena, foi-lhe também aplicada a chamada «doutrina Parot».
Dias antes de ser internado, Iñaki Erro sentiu uma dor no peito e, depois de ser mudado de secção, a dor aumentou, tendo então dado entrada no hospital de Almeria.
Os familiares só tiveram conhecimento do estado de Erro na quinta-feira, quando foram chamados pelo director da prisão. Este informou-os de que o preso político basco tinha três veias obstruídas e que precisava de fazer um cateterismo. De acordo com a Etxerat, a situação é «grave».
A associação de familiares e amigos dos presos políticos bascos afirma que estes desenvolvem doenças de natureza física e psíquica como consequência da política prisional repressiva aplicada pelos estados, e solicita a libertação de Iñaki Erro e de todos os presos e presas que se encontram doentes, dos que cumpriram 3/4 da pena e daqueles a quem foi aplicada a «doutrina Parot». / VER: etxerat.info

Numa democracia...
Depois da operação policial que está agora a fazer um ano, Xabier Beortegi saiu em liberdade e pôde relatar, numa conferência de imprensa, o inferno que viveu nos cinco dias em que esteve incomunicável, sob custódia da Guarda Civil, inferno também denunciado pelos outros cinco detidos por este corpo militar.
Depois de ouvir o seu testemunho, um habitante de Hernani procurou traduzi-lo em tiras, no âmbito de um curso de BD que tinha sido organizado na localidade guipuscoana. Fê-lo e é este o resultado: mais um grito contra a tortura. [Clicar na imagem para a ver maior.]
Aupa Hernani!

50 figuras públicas vão concentrar-se em Logroño, para pedir a libertação de Otegi
No dia 28 de Janeiro, sábado, diversas figuras públicas de Euskal Herria e do exterior vão concentrar-se junto à prisão de Logroño (Espanha), para pedir a libertação de Arnaldo Otegi. Participarão na iniciativa cerca de 50 pessoas, que terá lugar ao meio-dia.
No decorrer da concentração, o escritor Alfonso Sastre irá ler uma mensagem. Otegi está preso há 829 dias. / Fonte: Berria

Festa em Burlata: ongi etorri a Imanol Salinas
Fonte: ateakireki.com