quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

A esquerda abertzale presta homenagem a Txillardegi e aos seus sonhos este domingo


Muitas pessoas descrevem José Luis Álvarez Enparantza Txillardegi como um homem poliédrico. Na base dos seus infindáveis e múltiplos legados estão as suas infindáveis investigações e inquietudes. A esquerda abertzale concorda com a definição, e foi assim que o recordou na quarta-feira, na apresentação da homenagem que convocou para este domingo no Teatro Victoria Eugenia, em Donostia, a partir das 11h30.

Acompanhada pelo seu filho Joseba Álvarez e por Joxe Austin Arrieta, escritor e amigo íntimo do recém-falecido, Maribi Ugarteburu deu a conhecer os detalhes do acto. «A razão de ser? - perguntou. Mostrar o nosso mais sincero agradecimento ao grande abertzale que tantos méritos acumulou ao longo da sua vida».

Lembrou as sus facetas de matemático, filósofo, político, poeta, linguista, literato... destacando a sua contribuição para o euskara, em particular, e para Euskal Herria, em geral. O fruto do seu trabalho, considerou Ugarteburu, foi a chave para que, «hoje, Euskal Herria enfrente o futuro de pé e em euskara». «Defendeu a ideia da pátria e fez o caminho, tornando-se um símbolo, uma referência para as gerações vindouras», acrescentou.

Embora não tenham revelado demasiados nomes, deixando espaço para a surpresa, adiantou que vão participar gentes da cultura e da política, e que o acto contará com projecção de vídeos e música. Relativamente a este último aspecto, estarão presentes Anje Duhalde, Erramun Martikorena, o grupo Oreka TX e o vocalista dos Ken7, Eñaut Elorrieta, entre outros. / Notícia completa: Gara

«Txillardegi omenduko dute, "Euskal Herriari egin dizkion ekarpen erraldoiengatik"», de Arnaitz LASARTE (Berria)