sábado, 21 de janeiro de 2012

Manifestação nacional contra os cortes sociais, dia 4 de Fevereiro, em Bilbo

Sindicatos e colectivos sociais de Hego Euskal Herria [País Basco Sul] deram a conhecer, esta quinta-feira, a convocatória para a manifestação nacional que se irá realizar no dia 4 de Fevereiro em Bilbo para dizer «basta!» e responder ao ataque aos direitos sociais promovido há já vários meses por diferentes instituições, a instâncias do poder financeiro.

Subscrevem a convocatória os sindicatos ELA, LAB, ESK, STEE-EILAS, CGT, EHNE e Hiru e as organizações Berri-Otxoak (Barakaldo), SOS Racismo, Consejo de la Juventud de Euskadi, Argilan, Denok Lan, Elkartzen, Mujeres del Mundo, Posada de los Abrazos e ainda diversas assembleias de desempregados e de defesa dos direitos sociais, entre outras.

Segundo explicaram os convocantes, o ataque aos direitos sociais é de tal forma generalizado e estrutural que diferentes colectivos, plataformas e sindicatos se vêem na necessidade de juntar forças para dar uma resposta conjunta e contundente.

Por isso, fazem um apelo à população para que se mobilize contra este tipo de políticas e em defesa dos seus direitos sociais e laborais; e que estejam presentes na manifestação nacional de sábado, 4 de Fevereiro, que partirá às 18h00 do Sagrado Corazón, em Bilbo.

Submissão ao poder económico
O secretário-geral do ELA, Adolfo Muñoz, defendeu «a rua como expressão de direito público e democrático para dizer "basta"» e afirmou que os cortes «não são necessários» e que existe uma «alternativa» às políticas económicas que são praticadas.

Muñoz voltou a denunciar a «submissão» do poder político ao poder financeiro através do desenvolvimento de políticas que geram «mais desemprego, mais pobreza e mais desigualdade social».
Segundo afirmou, «apresentam-nos reformas que têm por objectivo alargar a precariedade e diminuir as prestações sociais por forma a que as pessoas não tenham outro remédio senão aceitar os contratos de miséria que lhes oferecem».

No decorrer da conferência de imprensa, a secretária-geral do LAB, Ainhoa Etxaide, disse que existe «uma verdadeira obsessão com o déficit fiscal» e que não se aborda «o problema político real» que é o «déficit social».

Etxaide criticou ainda o facto de se avançar com uma reforma constitucional de acordo com a qual o «pagamento da dívida pública está acima dos nossos direitos sociais». / Notícia completa: Bilbo Branka / Ver também: boltxe.info

Ver também: «O Bildu vai apresentar moções nos municípios contra a "política de cortes" do Governo espanhol» (Gara)
O Bildu vai apresentar nas próximas semanas em todos os municípios uma moção em defesa do sector público e a favor da manutenção dos serviços públicos, por oposição à «política de cortes» do Governo espanhol e às «medidas neoliberais que Madrid quer impor».