quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Morreu Blanca Antepara

Blanca Antepara, mãe do ex-preso político Josu Ormaetxea e de Iñaki Ormaetxea, morto no bairro donostiarra de Morlans em 1991, faleceu ontem em Urbina (Araba), aos 88 anos de idade.


Vídeo: Entrevista a Blanca Antepara (2010-05-16)

Blanca Antepara morreu na sua casa de Urbina aos 88 anos. Nascida nesta localidade alavesa em 1923, Antepara teve sete filhos. Símbolo do movimento pró-Amnistia pela sua coragem diante da Polícia e pela sua ternura para com os presos políticos e seus familiares, o seu filho Iñaki Ormaetxea morreu abatido a tiro pela Guarda Civil em Agosto de 1991 no bairro donostiarra de Morlans. Outro filho, Josu, passou 20 anos em diversas prisões espanholas.
Antepara visitou quase todas as prisões do Estado espanhol, «todas menos três ou quatro», e percorreu milhares de quilómetros para ver tanto os seus como outros presos.
«Vivi para os outros», dizia ao Gara numa entrevista em Maio de 2010. / Fonte: Gara

Actividades em Noain um ano depois do fechamento da Apurtu.org e do encarceramento de «Pitu»
No dia 18 de Janeiro de 2010, quatro pessoas foram detidas pela Polícia Nacional acusadas de gerir a página Apurtu.org, sendo que uma delas, Miguel Angel Llamas, Pitu, se encontra em prisão preventiva desde então.
Numa altura em que passa um ano sobre aquela operação, que se saldou também com o fechamento da página, em Noain (Nafarroa) organizaram uma semana de actividades para pedir a libertação de Pitu.

No dia 17 de Janeiro, será projectado na sociedade Txarrantxulo o documentário Dispersión, ni un minuto más, ni un accidente más; depois disso, a plataforma de cidadãos Egin Dezagun Bidea explicará o trabalho que está a desenvolver para pôr fim à dispersão e às medidas de excepção que são aplicadas às presas e presos políticos bascos.
No dia 20, realizar-se-á uma mesa-redonda sobre meios de comunicação e liberdade de expressão, na qual participarão representantes de diversos meios de comunicação, como Eguzki Irratia, Ateak Ireki, Agoitz Gorria, Eguzki bideoak, Gara e Garesko Auzalan.
Finalmente, no dia 21, haverá almoço na sociedade Txarrantxulo, seguido de manifestação, a partir da Casa de Cultura de Noain. / Fonte: ateakireki.com

Autocarro até Dijon em solidariedade com duas presas em greve de fome
No próximo fim-de-semana, um autocarro parte de Euskal Herria com destino à prisão francesa de Dijon, onde estão a bilbotarra Itziar Moreno e a santurtziarra Oihana Garmendia, ambas em greve de fome desde o dia 6 de Janeiro para protestar contra as condições impostas pela direcção do centro prisional.

Em solidariedade com as duas presas, os Herri Bilguneak de Santurtzi e San Inazio (Bilbo) estão a realizar diversas mobilizações. Assim, na segunda-feira passada, teve lugar uma concentração em San Inazio e hoje haverá outra em frente ao consulado francês.
Não é a primeira vez que estas duas presas bascas protestam, pois, nos oito meses de encarceramento, o confronto com a direcção e os funcionários «que não respeitam os seus direitos» foi aumentando. / Fonte: Gara / Mais info: Bilbo Branka 1 e 2