sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Ekaitz etxean! Queremos o Ekaitz em casa!

A iniciativa Ekaitz Etxean! recebeu o apoio de dezenas de figuras da área da cultura e do desporto e reiterou o apelo à participação na manifestação de sábado em defesa de Ekaitz Samaniego, que corre o risco de ser detido. (Gara) / Mais informação: Ekaitz etxean!

Este sábado, Matrioska Martxa em Gasteiz


Solidariedade com Imanol Salinas
Para que Imanol Salinas, preso político de Burlata, pudesse sair em liberdade condicional, foi-lhe decretado o pagamento de uma fiança no valor de 30 000 euros. A pedido de Imanol, as suas advogadas recorreram, e dentro de alguns dias deve ficar a saber-se qual a quantia a pagar.
Entretanto, em Burlata (Nafarroa) foi criada uma conta corrente para ajudar a família a pagar a fiança que for decretada, de forma «que o Imanol possa estar quanto antes entre nós». / N.º conta: 3035 0087 06 0871110806 (Caja Laboral)

Acções de protesto em diversas prisões
Juntando-se às reivindicações da manifestação de sábado em defesa dos direitos das presas e dos presos bascos, os que se encontram nas prisões de Fleury e Puerto III estão a participar em acções de protesto. (etxerat.info)
Também com esse fim, os presos políticos bascos que se encontram na prisão de Estremera estão a empreender uma semana de luta. (turrune)

Jon Rosales, cá fora!
O preso político basco Jon Rosales (Algorta, Bizkaia), que teve de pagar uma fiança de 10 000 euros para ser posto em liberdade, saiu da prisão de Alacalá-Meco pelas 20h00, esperando-se que chegue a Algorta por volta da 1h00.
O preso biscainho foi detido na Catalunha em Fevereiro de 2010. Inicialmente, levaram-no para Soto del Real, mas depois transferiram-no para o presídio de Alcalá-Meco, onde permaneceu até agora.
Após a detenção, o Jon foi selvaticamente torturado, tendo apresentado queixa. Os seus advogados denunciaram as torturas terríveis a que foi submetido, e ele mesmo confirmou essas denúncias num tribunal de Madrid… mas, até agora, os tribunais não fizeram nada relativamente a este caso. [Ongi etorri, Jon!] / Fonte: etengabe e etengabe