segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

A esquerda abertzale desafia o PP a dar «passos urgentes» na questão dos presos

Na sequência da histórica manifestação de sábado, a esquerda abertzale pediu ao PP que dê «os primeiros passos urgentes» relativos aos presos políticos, tendo acrescentado que, posteriormente, e através do diálogo com a ETA, se terá de chegar a uma «solução definitiva» sobre as «consequências resultantes do conflito político». [Fotos e vídeos para melhor desembaciar lunetas.]

Argazkiak: Manifestação colossal de Bilbau (ekinklik.org)

Numa conferência de imprensa para dar a conhecer a opinião da esquerda abertzale sobre a manifestação que ontem teve lugar em Bilbo em defesa dos presos políticos bascos, Maribi Ugarteburu instou o Executivo espanhol a «estudar com atenção» a foto desta mobilização, que, segundo disse, foi «uma das maiores, senão a maior, mobilizações jamais realizadas em Euskal Herria».

Segundo afirmou, os «passos mais urgentes» que o novo Executivo espanhol devia dar seriam a libertação dos doentes graves; a não aplicação da chamada doutrina Parot, que na prática prolonga as penas, e a aproximação de todo o colectivo a prisões bascas.

Referindo-se explicitamente ao PP, pediu-lhe que «não desaproveite» esta «oportunidade histórica de acabar definitivamente com o ciclo da confrontação armada», tendo recordado que a ETA anunciou não só o fim da actividade armada, mas também «a vontade expressa do desarmamento».

Sobre a manifestação de sábado, salientou o facto de nela terem participado pessoas de diversas proveniências políticas e ideológicas, que, tal como a esquerda abertzale, consideram que a situação dos presos constitui «uma prioridade absoluta» no processo de normalização política.

«Consideramos que hoje em dia existem condições suficientes para que os estados espanhol e francês iniciem o diálogo com a ETA, que se deve cingir exclusivamente às consequências resultantes do conflito político, entre as a libertação das presas e dos presos políticos bascos», disse. / Fonte: Gara

«O Bildu destaca o "compromisso dos cidadãos bascos" com o respeito pelos direitos dos presos»

Kolosala izan da! Foi colossal!
Mais de 100 mil pessoas nas ruas de Bilbo
[e não três mil (!), como apregoaram na TVI ou no DN]

Presoak kalera, amnistia osoa!

Madrid, Castela, Andaluzia, Aragão, Astúrias, Países Catalães também na manifestação


Ver também: «As vossas mentiras não bastam para as nossas verdades», de Bruno CARVALHO (5dias.net)
Por cá, a Agência Lusa descreve a acção de protesto como tendo apenas três mil manifestantes. São números da organização, diz. Acrescenta que é de apoio aos presos da ETA quando se sabe que muitos dos presos políticos bascos são-no sem terem qualquer ligação à organização armada.