quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A Kontuz! revela que a CAN pagou uma viagem de luxo a Paris à elite dos empresários navarros e volta a atingir o Governo de Nafarroa

No dia 17 de Maio de 2007, a Caja Navarra alugou um avião para levar o jet set navarro directamente de Noain a Paris. Os 150 convidados tinham um grande fim-de-semana pela frente, porque as facturas eram por conta da anfitriã. A caixa pagava tudo: o hotel, a comida, as visitas, os espectáculos e uma curiosa viagem de helicóptero.

A Kontuz! tornou pública a viagem para denunciar o facto de que tudo foi pago com o dinheiro dos clientes da caixa e para deixar em evidência a «falta de zelo» por parte do Governo navarro, que, de acordo com os estatutos da CAN, devia «garantir» que o dinheiro depositado pelos clientes na caixa era gasto com «um critério judicioso».

A associação mencionada revelou ontem os detalhes desta viagem a Paris, recordando que não se trata de um caso isolado, mas que faz parte daquilo a que director Enrique Goñi designava como «viagens comerciais», às quais acedia o empresariado navarro mais selecto. / Aritz INTXUSTA (ver: Gara)

Num comunicado, a Kontuz! revelou que o actual conselheiro de Políticas Sociais do Governo de Nafarroa, Iñigo Alli, que substituiu Jesús Pejenaute no cargo, participou nas viagens a capitais europeias com que a Caja Navarra (CAN) presenteou mais de 150 empresários, conselheiros e executivos da entidade e seus cônjuges, já que era executivo da empresa Viálogos. Alli ocupou o lugar de Pejenaute depois de a Kontuz! ter revelado um caso de branqueamento de capitais em que Pejenaute esteve alegadamente envolvido quando era director da Caja Navarra, em 2007. (Ver: naiz.info)

Entrevista: «Os votantes da UPN deviam estar bastante chateados»
No sábado, terá lugar em Iruñea uma da manifestação contra a corrupção e para exigir que se saiba «toda a verdade» sobre o que se passou na Caja Navarra (CAN). Dois dos convocantes da mobilização concederam uma entrevista ao Ateak Ireki. Em seu entender, devem participar todas as pessoas que se sentirem afectadas pelo que se passou na CAN.
A manifestação, convocada pela associação Kontuz!, parte às 17h30 dos cinemas Golem / Fonte: ateakireki.com

Peça de TV: «As viagens de luxo da CAN» (eitb.com via Sanduzelai Leningrado)