quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O Herrira faz chegar o «mandato» da sociedade basca ao Governo espanhol

Uma delegação do Herrira deslocou-se ontem à Delegação do Governo espanhol em Iruñea, para que esta envie o dossier entregue com todos os elementos da manifestação de sábado passado ao Executivo do PP. Para além disso, pediu a Barcina que se envolva no processo.

Ver: ateakireki.com e ateakireki.com

«Declarações do Herrira frente à Delegação do Governo espanhol em Iruñea» (eus / cas) (lahaine.org)

Pello Zelarain, preso político de Villabona, vai ser libertado
De acordo com a informação hoje divulgada pelo Herrira, o preso político natural de Villabona (Gipuzkoa) devia ser hoje libertado, saindo da prisão de Villena (Países Catalães).

Zelarain foi detido há 15 anos, e já devia ter sido libertado em 2011, tendo em conta a redução do tempo de pena a que tinha direito. Nessa altura, os seus familiares e amigos recorreram para os tribunais, onde denunciaram os obstáculos que estavam a ser colocados à aplicação dessas reduções legais. E os advogados do preso apresentaram um recurso, com os tribunais a decidirem a seu favor. No entanto, Zelarain continuou preso.
A Etxerat afirmou que a legislação em vigor não estava a ser respeitada e que a sua pena estava a ser prolongada. (Berria / Imagem de arquivo: acção solidária com os presos em Villabona.)

Reivindicaram os direitos dos presos frente à sede do PP
Como acontece todas as semanas, na segunda-feira voltou a realizar-se uma concentração frente à sede do PP em Iruñea, na qual participaram 56 pessoas, para reivindicar o direito dos presos políticos bascos a viverem Euskal Herria. Exibiram duas faixas, em que se lia: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata». (ateakireki.com)

O PP, a política penitenciária criminosa e vingativa, e as distracções para o povo
Na sequência da conferência de imprensa que a esquerda abertzale hoje deu em Donostia - «Vamos a mover de su trinchera a los enemigos de la paz» (texto e vídeo) -, o secretário-geral do PP na Comunidade Autónoma Basca, Iñaki Oyarzabal, anunciou que o seu partido irá apresentar uma queixa contra o porta-voz da esquerda abertzale Pernando Barrena, por este ter dito que a política penitenciária do Governo espanhol é criminosa. / Mais info: Berria