sábado, 19 de janeiro de 2013

Conferência do Boltxe em Olabeaga sobre as agressões imperialistas ao mundo árabe

Perante um bom de pessoas, que se deslocaram ao espaço da Associação Cultural Amets Gorri, no bairro bilbaíno de Olabeaga, o Boltxe Kolektiboa deu ontem uma conferência sobre os conflitos e as agressões imperialistas na Síria e noutros pontos do mundo.

Foi assim possível falar e debater não só sobre a agressão que o povo sírio está a sofrer neste momento, com um importante custo de vidas humanas, mas também sobre outras acções do capitalismo imperialista, na Líbia, no Iraque, no Afeganistão, na Palestina e em muitos outros pontos do planeta onde se instalaram as máquinas de guerra com o intuito de saquear os recursos naturais dos povos, aos quais foram impostos governos títeres ao serviço do império.

O debate foi enriquecido com um animado conjunto de intervenções das pessoas que assistiram à conferência, que lançaram questões de grande interesse.

O Boltxe agradeceu aos companheiros da associação Amets Gorria o convite realizado, bem como o bom ambiente de camaradagem, e considerou que a iniciativa se reveste da maior importância «nestes tempos de oportunismo e de desinformação». / Fonte: boltxe.info

Leitura:
«Imperialismo "humanitario" Occidental en Mali: esta vez los malos son los islamistas-separatistas», de I. LARREA (boltxe.info)
Ahora los malos malísimos dicen que son unos integristas-separatistas que quieren imponer la sharia en Mali. Qué extraño... ¿No están Francia y el resto de Estados Occidentales apoyando a los islamistas para derrocar al gobierno Sirio, como hicieron en Libia? ¿Los islamistas de Libia y Siria son «buenos» y los de Mali malvados? Dejemos las respuestas a estas incómodas preguntas para más adelante.
[De acordo a informação veiculada pelo boltxe.info, o artigo foi inicialmente publicado no diário Berria - em euskara -, tendo sido traduzido para castelhano por um colaborador do Boltxe.]