segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Advogados franceses, preocupados com a situação dos advogados que defendem militantes bascos

Reportagem da HispanTV em Paris
No passado dia 24 de Janeiro, uma delegação de advogados franceses deslocou-se à Embaixada de Espanha em Paris para se reunir com o embaixador espanhol e manifestar-lhe a sua preocupação com a situação dos advogados que defendem militantes independentistas bascos, por considerarem que não podem exercer livremente as suas funções. / Fonte: lahaine.org

Liberdade condicional de Argi Perurena adiada depois de recurso do MP francês
O Ministério Público francês recorreu da decisão judicial em que lhe era atribuída a liberdade condicional; agora, o caso será examinado em Março.

Apesar de no passado dia 23 o Tribunal de Aplicação de Penas ter aprovado a liberdade condicional de Argi Perurena (Hendaia, Lapurdi), a decisão judicial foi suspensa na sequência da apresentação de um recurso por parte do Ministério Público, pelo que a presa política basca irá continuar na prisão. O processo vai prolongar-se até Março.

De acordo com a informação divulgada pela associação Etxerat, a presa já em 2012 tinha pedido para aceder à liberdade condicional; e, apesar de a solicitação cumprir todos os requisitos legais, foi indeferida. Perurena encontra-se no cárcere de Rennes, quase a 700 quilómetros de casa. Cumpre pena há treze anos, depois de ter sido condenada por pertença à ETA.
Na nota que publicou, a Etxerat volta a pedir a libertação dos presos políticos bascos que atendem aos critérios da liberdade condicional. / Fonte: Berria

Cem pessoas manifestaram-se em Algorta contra o julgamento de Jon Rosales
Começou hoje na AN espanhola o julgamento do jovem Jon Rosales Palenzuela e de mais oito cidadãos bascos. Acusado de ajudar a ETA, o algortarra pode apanhar 10 anos de prisão, sendo que «o único fundamento da acusação é o depoimento arrancado sob tortura durante o período de incomunicação», denunciou a esquerda abertzale de Algorta-Getxo.

Para repudiar o julgamento, cerca de cem pessoas participaram numa manifestação, hoje ao fim da tarde, pelas ruas da localidade biscainha. Segundo divulgaram antes do início da mobilização, todos os arguidos depuseram «calmos» - com excepção de Jone Lozano Miranda, natural de Leitza (Nafarroa), habitante de Algorta e que, apesar de se encontrar incluída neste processo, não será julgada agora, por se encontrar presa no cárcere de Lyon-Corbas (Frantzia). Hoje, também depuseram os guardas civis que participaram nas detenções.

Para amanhã, a esquerda abertzale convocou uma concentração frente à Câmara Municipal de Getxo, às 16h30 - às 17h00 terá início uma sessão de Câmara. Nela, o Bildu de Getxo irá apresentar uma moção relativa ao julgamento de Rosales; e os familiares de um preso de Algorta vão interpelar o autarca, Imanol Landa, na sessão de perguntas. [Na foto, a manifestação de hoje, à saída de Telletxe.] / Ver: ukberri.net