domingo, 13 de janeiro de 2013

Concentração de protesto contra as detenções de Andoni Lariz e Urtzi Etxeberria

Numa nota enviada à comunicação social, a esquerda abertzale de Donostia criticou as detenções de Andoni Lariz e Urtzi Etxeberria na sexta-feira passada (o último é natural da capital guipuscoana) e divulgou a convocatória de uma mobilização para esta segunda-feira, às 19h00 (Bakearen Usoa, frente ao estádio de Anoeta) para protestar contra essas detenções e as sentenças condenatórias contra diversos jovens.

A esquerda abertzale quis manifestar a sua solidariedade às famílias de ambos os detidos, e criticou a situação vivida pelo donostiarra Ekaitz Ibero e por cinco jovens de Orereta, que receberam ordem de prisão.

«Enquanto muitos agentes estão a dar passos importantíssimos para avançar no caminho da paz e da democracia em Euskal Herria, tanto o Estado francês como o espanhol se agarram cegamente, uma e outra vez, a estéreis receitas repressivas», afirma-se na nota.

Em seu entender, com esta forma de agir querem que «a esperança da sociedade basca esmoreça, e, com o recurso à violência, boicotar o caminho deste povo em direcção à paz e à liberdade», apesar de serem «cada vez mais os cidadãos que pedem aos dois Estados que dêem passos determinantes para a resolução do conflito político», tal como se pôde ver ontem «na gigantesca manifestação que percorreu as ruas de Bilbo». / Ver: naiz.info e donostiako_ezker_abertzalea

«Sobre as detenções ocorridas na sexta-feira em França», de ezker abertzalea (eus / fra)

Jon Markel Ormazabal e Liher Rodríguez foram libertados no sábado
Os presos políticos Jon Markel Ormazabal, habitante da Alde Zaharra de Donostia, e Liher Rodríguez, de Lekeitio (Bizkaia), saíram ontem da prisão de Ocaña (Toledo, Espanha) - ambos de manhã, mas em alturas diferentes -, e regressaram juntos a Euskal Herria, quando dezenas de milhares de pessoas se manifestavam na capital biscainha.

Jon Markel Ormazabal foi libertado depois de cumprir uma pena de seis anos. Foi condenado no âmbito do processo Jarrai, Haika e Segi, e detido juntamente com uma vintena de jovens independentistas no frontão Esperantza, em Bilbo, em Fevereiro de 2007.

A primeira sessão de boas-vindas ao jovem donostiarra teve lugar no bairro de Vallecas, em Madrid, no espaço da organização Juventudes Castellanas.

Liher Rodríguez foi também detido em 2007, perto de Paris e juntamente com Iker Beristain; foi entregue ao Estado espanhol em Fevereiro de 2012. Acusado de fazer parte do «aparelho de falsificação» da ETA, saiu em liberdade sob fiança.

À saída da prisão, Ormazabal referiu-se à manifestação de Bilbo, congratulando-se com a mobilização, mas considerando que, em vez de um evento com carácter anual, é preciso insistir no trabalho colectivo de todos os dias. / Ver: Gara