quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Acção no Departamento de Educação de Nafarroa por uma escola basca

Hoje de manhã, um grupo de membros da plataforma Euskal Herrian Euskaraz (EHE) pediu uma escola euskaldun no Departamento de Educação em Iruñea. Cinco pessoas tomaram parte no protesto. Primeiro à entrada, e depois no interior da sede do departamento, os cinco simularam estar a dar aulas, passando a mensagem em defesa da escola e do currículo bascos e contra a reforma educativa que o Governo espanhol quer levar a cabo.

Ao cabo de vinte minutos, apareceu a Polícia Foral, que pediu aos cinco participantes na iniciativa que se identificassem. Verificou-se então um desencontro linguístico, pois um dos agentes achou que o melhor para todos era que se entendessem, e que, para tal, era «preciso falar bem» [castelhano]. «Penso que vocês percebem tudo o que eu digo, mas eu não entendo o que vocês me dizem». [Para a escola!]

Como os membros da EHE continuaram a falar euskara, foram levados para a esquadra, para serem identificados. Ali, estiveram cerca de uma hora à espera de um polícia euskaldun. Foram posteriormente libertados.

Esta foi a primeira iniciativa da campanha por uma escola euskaldun. A partir de hoje, haverá acções por todo o País Basco, porque é necessário fazer frente a todos os ataques e discriminações.

Guk eskola euskalduna!
Fonte: ateakireki.com e Berria [outro vídeo: naiz.info]