segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Repressão: quatro jovens de Burlata vão ser julgados em Fevereiro

Acusados de participar em acções de kale borroka e detidos em 2007, quatro jovens de Burlata (Nafarroa) vão ser julgados na AN espanhola a 18, 19 e 20 de Fevereiro próximo, e incorrem em pesadas penas de prisão (76 anos no total). Para protestar contra o julgamento, haverá numerosas mobilizações.

Foram detidos no dia 19 de Novembro de 2007. Depois de cinco dias incomunicáveis e na sequência dos depoimentos que lhes arrancaram sob tortura, mais cinco jovens da localidade foram abrangidos pelo processo. Entretanto, alguns deles foram encarcerados e passaram mais de um ano em prisão preventiva, sendo postos em liberdade provisória depois de pagarem fianças de milhares de euros. Têm ainda de se apresentar semanalmente em tribunal e estão impedidos de sair do Estado espanhol.

Para os habitantes desta localidade de Iruñerria, que deram uma conferência de imprensa sobre o caso na sexta-feira passada, trata-se de «mais uma tentativa, por parte do Estado, de criminalizar o compromisso político da juventude»; e consideram que «não é por acaso que ocorre agora, [...] pois este julgamento é mais um obstáculo que o Estado quer colocar no caminho do processo de resolução democrática do conflito político».

Recordaram que há mais de um ano se realizou em Donostia a Conferência Internacional de Paz e que a ETA decretou o fim unilateral da sua actividade armada. «Durante todo este período, nem o Estado espanhol nem o francês deram o mais pequeno passo para solucionar o conflito político que mantêm com Euskal Herria em parâmetros democráticos, ou seja, através do diálogo e da negociação».

Criticam ambos os governos de ambos os estados por mais não fazerem que pôr «pedras no caminho, proibindo, detendo, julgando e implementado outras medidas repressivas». Consideram que a «absurda dinâmica repressiva» dos «julgamentos políticos na Audiência Nacional», se era «injusta no passado», agora «faz menos sentido que nunca».

Por tudo isto, pedem aos estados que abandonem a estratégia repressiva e se juntem «à vontade da maioria do povo na procura de uma solução real para o conflito». E pedem a toda a gente de Burlata que se mobilize contra os diversos julgamentos de quinze jovens da localidade, para quem são pedidas pesadas penas de prisão, e que participem nas mobilizações organizadas:
- sextas-feiras, às 19h00: concentração do Eleak, frente à Câmara Municipal de Iruñea.
- 9 de Fevereiro: manifestação, jantar e concertos. / Fonte: ateakireki.com e eleak.info

Barrutik: quatro jovens de Burlata vão ser julgados

Fonte: BurlataHerria (Burlatako ezker abertzalea web gunea)