quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Depois do arquivamento do processo, apoio a Xuban Nafarrate nas ruas de Gasteiz

Em resposta à convocatória do Plazara!, centenas de pessoas concentraram-se em Gasteiz para protestar contra o arquivamento da queixa apresentada por Xuban Nafarrate contra a Ertzaintza, que o feriu gravemente com uma bala de borracha.

Sob o lema «Ares, Ertzaintza, jueces, no os creemos. Justizia Xubanentzat», a concentração, que foi convocada pelo Plazara! (o movimento Eleak em Gasteiz) e contou com a adesão de diversos agentes políticos, sociais e sindicais, decorreu em frente à esquadra da Ertzaintza da Rua Olagibel, em Gasteiz.

Também esteve presente o pai de Xuban, Joseba Nafarrate, que agradeceu a todos os que ali se juntaram: velhos e novos, todos unidos no centro da cidade para protestar contra a violência policial. Nafarrate anunciou ainda que interpôs um recurso contra a decisão judicial.

Um membro do Plazara! disse que, com a concentração de ontem, os sindicatos bascos e os agentes sociais queriam denunciar a impunidade da Ertzaintza. Frente à esquadra, recordaram também a morte de Iñigo Cabacas, como exemplo da impunidade referida. Na sua opinião, o caso do jovem de Basauri (Bizkaia) deixa em evidência os métodos que os polícias da CAB utilizam.

Em meados deste mês, o Tribunal de Instrução número 2 de Gasteiz arquivou a queixa apresentada por Xuban Nafarrete contra a Ertzaintza, por ter ficado gravemente ferido na sequência de um disparo de uma bala de borracha. Os factos ocorreram em Gasteiz durante a jornada de greve geral de 29 de Março.

O Departamento do Interior do anterior Governo de Lakua manteve, desde o início, que a Ertzaintza não disparou balas de borracha. Esta versão foi desmentida pela família de Nafarrate, que apresentou um vídeo para expor a sua tese. / Fonte: naiz.info e Gara