sábado, 26 de janeiro de 2013

Denunciam perseguição da Polícia Municipal de Iruñea aos jovens do bairro de Mendillorri

No dia 18 de Janeiro, sexta-feira, agentes policiais revistaram e identificaram trinta jovens. Numa nota, fontes do bairro afirmam que não se trata de um episódio isolado, mas de uma situação que se repete.
No dia 18 de Janeiro, por volta das 19h00, quatro agentes da Polícia Municipal e dois da secreta (um deles encapuzado) entraram a correr no frontão do colégio Elorri, no bairro de Mendillorri (Iruñea), onde estavam cerca de 30 jovens de 16 e 17 anos a jogar pelota, de acordo com fontes do bairro.
«Puseram-nos contra a parede, revistaram-nos e identificaram-nos. Quando uma polícia perguntou a um deles de onde era e este lhe respondeu que era de Iruñea, a polícia disse-lhe que lhe falasse em espanhol», informam numa nota.

A operação policial chamou a atenção de um outro grupo de jovens, que se aproximou do local. A Polícia «convidou-os» a irem-se embora, mas «um deles recusou-se, e foi levado para o frontão aos empurrões, revistado e identificado». Dois jovens que tinham tirado fotos foram também revistados e identificados; obrigaram-nos ainda a apagar as fotos.

Um local de encontro, dada a falta de espaços e alternativas
Os jovens estavam a jogar pelota no frontão do colégio Elorri porque aquele é o local de encontro da juventude do bairro, dada a falta de espaços e de alternativas. Segundo afirmam na nota enviada, a juventude do bairro é «constantemente revistada e identificada» pela Polícia.

«Em Novembro último, quando o presidente da Câmara veio ao bairro, deixámos as coisas bem claras, mas, em vez de diminuir, mais parece que a Polícia Municipal anda a fazer horas extraordinárias e que se corta na prevenção. No bairro de Mendillorri, 30% da população é menor de idade. Estamos a falar de 3500 pessoas a quem não é proporcionada nenhuma actividade no bairro, e que, quando se organizam para fazer alguma coisa, são identificados, multados... Em suma, querem-nos pôr de parte». Por isso, reclamam o fim do «acosso policial». / Fonte: ateakireki.com

Ver: «A intervenção da Polícia Municipal em Mendillorri é injustificável», de Bildu Iruñea (eus / cas)
O Bildu denuncia a falta de espaços para a juventude e exige um debate sobre o modelo de Polícia Municipal em Iruñea.