sábado, 19 de janeiro de 2013

Os três jovens de Oarsoaldea que se encontravam escondidos foram presos em Donostia

Convocada pelo movimento Eleak, realizou-se hoje em Donostia uma manifestação em que se reivindicou o direito da juventude basca a participar na política. Centenas de pessoas aderiram à mobilização, incluindo Maitane Linazasoro, Xabier Lujanbio e Arkaitz Anza - os três jovens da região de Oarsoaldea (Gipuzkoa) que se encontravam escondidos -, que depois se acorrentaram ao hotel Maria Kristina. Estiveram ali, acompanhados por dezenas de pessoas, até que a Ertzaintza os veio prender.

Centenas de pessoas reivindicaram hoje ao fim da manhã em Donostia o direito da juventude basca ao trabalho político. Na mobilização, convocada pelo Eleak, apareceram os três jovens de Orereta que tinham decidido esconder-se.

Com efeito, o movimento Eleak convocou a manifestação para reivindicar a legitimidade do movimento juvenil e em solidariedade com os cinco jovens de Orereta e um donostiarra que neste momento correm o risco de ser detidos e encarcerados. Todos eles estiveram presentes na mobilização.

«Euskal gazteria libre eta legala» era o lema da manifestação, que recebeu o apoio de diversos partidos políticos, sindicatos e agentes sociais. Entre outros, os partidos EH Bildu, Alternatiba e Eusko Ekintza; os sindicatos ELA, LAB e EILAS; a Câmara Municipal de Donostia, a Lokarri, a Askapena e os Gazte Abertzaleek.

Txerra Bolinaga, porta-voz do Eleak, denunciou a perseguição sofrida pela juventude basca, e lembrou que 40 jovens serão julgados nos próximos meses.

No final da manifestação, Maitane Linazasoro tomou a palavra, juntamente com os outros jovens que tinham decidido esconder-se, por entre gritos de apoio.
Findo o acto, os três jovens acorrentaram-se ao hotel Maria Kristina, e dezenas de pessoas sentaram-se no chão à sua beira, para os apoiar. Depois, a Ertzaintza apareceu no local e prendeu os três jovens. Não houve incidentes. [Mas houve mascarados com fartura.] / Fonte: naiz.info / Ver: Berria / Fotos: Detenções de Anza, Linazasoro e Lujanbio (topatu.info / gazteiraultza.info)

Manifestação em Donostia e detenções de Anza, Linazasoro e Lujanbio
Aupa zuek! Ez gaituzue geldituko! Euskal gazteria aurrera!

Anza, Linazasoro e Lujanbio: vocês são um exemplo de dignidade. Maite zaituztegu!
Fonte: eleak.info