sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tudo aponta para uma grande manifestação em Bilbo

Os dados avançados pelo Herrira fazem prever que a manifestação em defesa dos prisioneiros políticos bascos que amanhã vai percorrer as ruas de Bilbo será histórica. Com destino à capital biscainha, partirão de diversos pontos de Euskal Herria mais de 300 autocarros, o número «mais alto da história». Até ao momento, estão confirmados 165 autocarros de Gipuzkoa, 33 de Araba, doze de Ipar Euskal Herria, 79 de Nafarroa – outro recorde – e uns 30 da região oriental da Bizkaia.

Tenda no Areatza
Para quem decidir passar a manhã em Bilbo, uma das hipóteses é a tenda instalada no Arenal, que abre às 11h00 e conta com diversas actividades, mais comes e bebes. Para além disso, o colectivo Ekinklik Argazkiak terá um stand no Arenal, do meio-dia às cinco, onde vai levar a cabo a iniciativa 1000 fotografias contra a dispersão.

Manifestação
A manifestação começa às 17h30 e será silenciosa. À frente, seguirão furgonetas conduzidas por voluntários que todos os fins-de-semana levam os familiares até às prisões mais distantes.

Os familiares dos presos e das presas irão à frente da faixa principal, que será levada pelos promotores da mobilização e membros do Herrira. Atrás deles seguem os diversos agentes e representantes de organizações que aderiram à mobilização; depois, todos os outros cidadãos.

A manifestação termina frente à Câmara Municipal, onde tomarão a palavra o jornalista Iñaki Olasolo, a porta-voz do Herrira Nagore García e o membro do Bake Bidea Laurence Hardouin. Ainhoa Moiua transmitirá a mensagem final em linguagem gestual.

O acto terminará com a interpretação da canção «Herrira noa», por Josu Zabala e Petti.

A Hamaika Telebista e a Infozazpi irratia irão transmitir a mobilização em directo. / Mais informação: naiz.info

Denbora / Tempo
Spot do Herrira para a Mobilização Popular Geral que convocou para amanhã. Realização: Lander Garro; guião: Eider Rodríguez e Lander Garro; fotografia: Juantxo Sardon; música: Iban Urizar. / Os actores são Gotzon Sanchez (o preso político no cárcere) e Matxalen de Pedro (a sua companheira).

Na foto de baixo: expressão de solidariedade no Uruguai com a mobilização de amanhã pelos presos e refugiados políticos bascos.