domingo, 13 de janeiro de 2013

Iruñea: convocam concentração contra a repressão sobre grevistas

Diversos sindicatos e organizações denunciam as
montagens policiais contra os grevistas para «amedrontar a sociedade e para que esta deixe de se revoltar», e convocaram os habitantes de Iruñerria [Comarca de Pamplona] para uma concentração na Praça Merindades, frente à Delegação do Governo espanhol em Iruñea, na terça-feira, dia 16, às 19h00.

CGT, CNT, Iruñerriko grebalarien kolektiboa e LAB convocaram uma concentração de protesto contra a repressão sobre os e as grevistas que participaram em diferentes jornadas de luta nos últimos tempos, na qual pretendem deixar vincada a sua solidariedade com as dezoito pessoas recentemente julgadas por participarem num piquete em Gernika (duas das quais eram navarras).
Estes colectivos lembram que, no âmbito das últimas mobilizações de trabalhadores, foram detidas 74 pessoas, três foram condenadas a 16 meses de prisão e outras cinco podem apanhar 4 anos de prisão e 5700 € de multa. Para as dezoito pessoas detidas em Gernika, pedem, para cada uma, 3 anos e 9 meses de prisão e 6000 € de multa.
E não se pode esquecer que um habitante de Atarrabia (Nafarroa) ficou gravemente ferido num olho depois de ser atingido por uma bala de borracha, disparada pela Polícia durante a jornada de greve de 26 de Setembro.

Com esta concentração, pretendem também denunciar dois casos ocorridos na greve de 14 de Novembro: o do jovem de Vallecas Alfonso Fernández, detido a poucos metros de sua casa quando se dirigia para um piquete informativo e que, depois de passar quase dois meses em prisão preventiva num regime «ilegal de isolamento», aguarda por julgamento; e o caso de dois companheiros do sindicato CNT Logroño, detidos na sequência dos distúrbios ocorridos nessa cidade, também a 14 de Novembro, que foram acusados de ser os instigadores e cabecilhas de uma confusão, «cuja responsabilidade se fica a dever unicamente à Polícia», segundo referem os convocantes; o Ministério Público pede 5 anos de prisão para um e 7 anos para o outro. / Fonte: ateakireki.com

Kortatu - «A la calle»

Tema incluído no maxi single homónimo de 1986. [Letra]