sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Retiram as acusações contra seis dos nove acusados nas obras de Arantzadi

Realizou-se ontem o segundo julgamento de activistas que tentaram parar, através da desobediência civil, a destruição das hortas de Arantzadi. Inicialmente, eram nove os arguidos, mas a Procuradoria retirou as acusações contra seis deles - dois eram trabalhadores da empresa que fazia as obras; quanto aos outros quatro, a Procuradoria não conseguiu provar que estavam nas hortas quando os alegados crimes foram cometidos.

Os três activistas da Arantzadi Bizirik que acabaram por ser julgados podem ter de pagar uma multa à volta dos 1700 euros (120 dias a 12 euros). A sua advogada defendeu a desobediência civil como «uma forma válida de protesto» e disse que «nem todas as ordens dadas por um agente da autoridade hão-de ser automaticamente cumpridas», baseando-se em jurisprudência.

O julgamento de ontem foi o segundo contra o colectivo Arantzadi Auzolanean. No primeiro deles, duas pessoas foram condenadas a seis meses de prisão. No dia 6 de Fevereiro, haverá um novo julgamento, e o colectivo pediu o apoio das pessoas. Ontem, solidários com os processados protestaram frente aos tribunal. / A.I. / Ver: Gara / Fotos: ekinklik.org