segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Grupo de duendes pede libertação de Aitzol Gogorza e reivindica amnistia para todos os presos bascos, na prisão de Basauri

Duendes pintores realizaram, no sábado passado, uma acção junto à prisão de Basauri, para pedir a libertação do preso gravemente doente Aitzol Gogorza, que se encontra naquele estabelecimento prisional, e reivindicar a Amnistia.
Nos muros da prisão, os duendes pintaram as inscrições «Amnistia» e «Aitzol, eutsi gogor! Animo!» [Aitzol, resiste com força! Coragem!]; e ainda lançaram para o ar panfletos sobre a situação do preso de Orereta (Gipuzkoa).

Com esta acção, quiseram transmitir «toda a coragem e força» ao preso político. Por outro lado, exigiram ao primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, e ao seu ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, que acabem «com as medidas de excepção» e comecem a libertar os presos bascos.
Segundo fizeram saber, os duendes vão continuar a recorrer à desobediência civil para reivindicar a amnistia para todos os presos políticos.

Sente, pensa, organiza-te, deita spray e reivindica... Amnistia eta Askatasuna!

Fonte: BilboBranka

Garikoitz García e Iratxe Yáñez, condenados a 37 e a 22 anos de prisão
O tribunal de excepção espanhol - Audiência Nacional - condenou os cidadãos bascos Garikoitz García (Aretxabaleta, Gipuzkoa) a 37 anos de prisão e Iratxe Yáñez (Gasteiz) a 22 anos, acusando-os a ambos de terem tentado introduzir armas, explosivos e documentos falsos em Portugal. Foram detidos em Janeiro de 2010.
Durante o julgamento, Yáñez reconheceu que era militante da ETA; de acordo com o tribunal, García levava explosivos, armas e documentos numa furgoneta, e à frente dele, num outro automóvel, seguia Yáñez. Foram presos pouco depois de chegar a Portugal.
Para o juiz, o reconhecimento de Yañez e a «atitude» de García e os seus contactos com a ETA sugerem a sua «ligação» à organização armada e que têm «vontade» de manter essa ligação. O juiz considera ainda provado que os arguidos estavam à disposição da ETA e que estavam [sujeitos] «à disciplina e à hierarquia militar». / Fonte: Berria

Beñat Atorrasagasti vai ser extraditado para França
O donostiarra foi detido na Escócia no dia 13 de Julho do ano passado, e hoje um tribunal de Edimburgo decretou a sua extradição para França.
Atorrasagasti vai ser mandado para França nos próximos dez dias, segundo divulgaram agências noticiosas, citando fontes do tribunal. Atorrasagasti não pode recorrer da decisão. O Estado francês solicitou a sua extradição (o Estado espanhol também o fez), por alegado envolvimento em «delitos históricos» (sic).
De acordo com a Polícia escocesa, ambos os estados solicitaram a sua extradição «por delitos históricos cometidos em Espanha e França». É acusado de transportar pessoas e material para a ETA. / Fonte: Berria

Habitantes de Basauri concentraram-se contra a detenção de Joseba Vizan no Rio de Janeiro
Mais de 120 pessoas participaram no sábado, às 13h30, no centro de Basauri (Bizkaia), numa concentração de protesto contra a detenção de Joseba Vizan, Potxolin, no Rio de Janeiro, onde residia com a família. A detenção, ocorrida na sexta-feira, está ligada a acusações de há 25 anos, relacionadas com a ETA.
Na concentração, convocada pela esquerda abertzale de Basauri, esteve presente o irmão de Joseba, Juankar Vizan, que comunicou aos presentes que o detido tinha sido tratado de forma correcta pelas autoridades brasileiras e que se encontra numa prisão para estrangeiros.
A esquerda abertzale de Basauri afirmou que a detenção de Vizan deixa em evidência o modo como o Governo espanhol actua contra os princípios da Declaração de Aiete e criticou o Executivo de Madrid por «conhecer apenas o caminho da repressão». O Ministério do Interior acusa Vizan de participação em três atentados ocorridos no final dos anos 80. / Fonte: Gara