quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Aplicaram a «doutrina Parot» a mais três presos políticos bascos

Com a aplicação da sentença 197/2006, os presos políticos bascos Jesus Mari Zarbarte, Xabin Usandizaga e Andoni Cabello vêem as suas penas prolongadas. Dois deles deviam sair em Março; Usandizaga, viu a medida ser-lhe aplicada sem ter data de saída marcada.

A «doutrina Parot», como é conhecida a sentença 197/2006, já foi aplicada a 91 presos políticos bascos, segundo divulgou a associação Etxerat, sendo que 71 ainda continuam na prisão.

Jesus Mari Zarbarte (Arrasate, Gipuzkoa) encontra-se no cárcere de Jaén, preso há 29 anos, desde que foi detido pela segunda vez. Devia sair a 29 de Março de 2013, e prolongaram-lhe a pena até 2015.

Xabin Usandizaga (Oñati, Gipuzkoa) foi encarcerado em 1997 e também se encontra na prisão de Jaén. Aplicaram-lhe a sentença sem ter uma data de saída marcada, e ainda não sabe até quando lhe prolongaram a pena.

Andoni Cabello (Urbina, Araba) foi encarcerado em 1991 e encontra-se na prisão de Castelló I. Devia sair no dia 21 de Março, mas prolongaram-lhe a pena até 2021.

Para a Etxerat, não estão só a condenar os presos à pena perpétua, mas também os seus familiares e amigos; exigiu que se acabe «imediatamente» com esta medida. / Fonte: naiz.info

Jon Rosales vai ser julgado na próxima semana na Audiência Nacional espanhola
O jovem Jon Rosales Palenzuela vai ser julgado na AN espanhola nos dias 28, 29 e 30 de Janeiro, com mais oito cidadãos bascos, acusados de prestar ajuda à ETA. O algortarra pode apanhar até 10 anos de cadeia, segundo informou a esquerda abertzale de Algorta-Getxo (Bizkaia). O único fundamento para a acusação é o depoimento arrancado sob tortura, enquanto se encontrava incomunicável.

O habitante de Algorta é arguido no mesmo processo que a presa Jone Lozano Miranda (Leitza, Nafarroa). Mas esta não será julgada agora, pois encontra-se na prisão de Lyon-Corbas (Estado francês), a centenas de quilómetros da sua terra.

Para protestar contra o julgamento, a esquerda abertzale de Algorta-Getxo convocou diversas mobilizações:
Dia 28, segunda-feira: 19h30, manifestação em Telletxe.
Dia 29, terça-feira: Leitura e concentração na Câmara Municipal (sessão de Câmara às 17h00).
Dia 30, quarta-feira: 18h00, manifestação (mobilização informativa) em Telletxe.
[Na foto, ongi etorri a Rosales em Algorta no dia 23 de Março de 2012.] / Fonte: algortaHerrira

Ver também: «O EH Bildu vai mostrar em todos os municípios a exigência do repatriamento», de R.S. (Gara)