quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Município e jovens de Erromo chegam a um acordo sobre o Itzubaltzeta Gaztetxea

A Câmara Municipal de Getxo (Bizkaia) e os jovens que fazem parte do gaztetxe de Itzubaltzeta anunciaram ontem que chegaram a um acordo sobre as actividades do centro juvenil durante as obras de Errekagane, que poderão durar dois anos.

O Itzubaltzeta Gaztetxea vai continuar no mesmo local, mesmo com as obras que a Câmara de Getxo vai realizar em Errekagane - onde se encontra o imóvel - para evitar as inundações do rio Gobela.

Isto foi confirmado por ambas as partes, que anunciaram que, nos dois anos de duração das obras, o colectivo de jovens realizará as suas reuniões, conferências, cursos e sessões de teatro numa denominada «casa barata», situada na Rua Ezequiel Aguirre, n.º 14, de propriedade municipal. Os jovens do gaztetxe terão ainda um armazém na cave da escola pública de Erromo.

Depois das obras, regressa o gaztetxe
Fontes do Itzubaltzeta Gaztetxea confirmaram ao Gara os termos do acordo, acrescentando que outras actividades que se realizavam no gaztetxe, como concertos, passarão a ter lugar no frontão municipal, embora respeitando os horários estabelecidos pelo governo local.

No acordo está incluído o regresso dos jovens ao gaztetxe quando terminarem as obras de Errekagane; para além disso, o imóvel passará a ser propriedade municipal, embora gerido pelos colectivos que compõem o gaztetxe.

Estes últimos mostraram-se bastante satisfeitos com o acordo: «Era o melhor que podíamos fazer. Falámos com as pessoas afectadas pelas subidas do rio e deixámos claro que não queríamos ser uma desculpa para que as obras não se realizassem. Sempre vincámos a ideia de que o gaztetxe é um meio e nunca um fim, pelo que vamos continuar a trabalhar como até agora. Não foi uma decisão fácil, mas Erromo continuará a ter vida e alternativas», disseram. / Fonte: Gara [gure etxea]