sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Começou a audiência relativa ao processo de extradição de Lander Fernández

Começou no dia 8 de Janeiro, em Roma, a audiência relativa ao processo de extradição do bilbaíno Lander Fernández, detido no dia 13 de Junho na capital italiana e desde então em prisão domiciliária. Nos próximos dias deve ser conhecida a decisão judicial. No lado de fora do tribunal, cerca de 100 membros de diversos movimentos sociais e políticos de Roma participaram numa concentração pela libertação de Lander.

A grande novidade foi o aparecimento de Franco Coppi - um advogado bastante famoso em Itália - nos quadros da acusação. Para Marco Lucentini, um dos advogados de defesa, o facto de Madrid se fazer representar por Franco Coppi «não é um acaso»; com a contratação dos serviços de Coppi, pretende-se condicionar a decisão judicial. Disse Lucentini: «La Spagna non molla l’osso». [Espanha não larga o osso.] (1)

Fernández é acusado de ter queimado um autocarro em 2002. Para Giovanni Barbera, presidente do XVII conselho municipal de Roma e membro do partido comunista PRC, não existem provas que incriminem Lander e, «mesmo que o considerem culpado [baseando-se nos depoimentos arrancados sob tortura], para a legislação italiana o caso já prescreveu».

A defesa pensa que a decisão judicial deve ser conhecida dentro de alguns dias, porventura uma semana. Se a extradição for aprovada, a defesa tem dez dias para apresentar recurso.

Na concentração que se realizou frente ao tribunal, os presentes exibiram bandeirolas a favor do repatriamento dos presos, ikurriñas e uma faixa em que se aludia à mobilização convocada para este sábado pelo Herrira, em que se lia «U12 Gennaio Bilbo. Amnistia. Askatasuna». / Ver: topatu.info e BilboBranka

(1) «Lander: continua la persecuzione spagnola», de Marco Santopadre (contropiano.org)