terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Múltiplas mobilizações em defesa da juventude basca nos próximos dias

No passado dia 4 de Janeiro, o movimento Eleak deu a conhecer, numa conferência de imprensa realizada em Donostia, um conjunto de iniciativas para apoiar jovens imputados ou que receberam ordem de prisão. A culminar este conjunto de iniciativas, dia 19 haverá uma manifestação na capital guipuscoana, que partirá às 12h30 do Boulevard e terá como lema «Euskal gazteria libre eta legala» [Juventude basca livre e legal].

No âmbito desta iniciativa de defesa dos direitos civis e políticos da juventude basca, do «direito a realizar um trabalho político em prol de um País Basco soberano» e pelo fim da «caça às bruxas» - criminalização do trabalho político, perseguição ideológica, ilegalizações -, haverá também concentrações em Gasteiz, Iruñea e Bilbo.

Em Gasteiz, a concentração é na quinta-feira (Andra Mari Zuria enparantza, 19h30); em Iruñea (Udaletxe plaza, 19h00) e Bilbo (Arriaga plaza, 19h30), haverá concentrações na sexta-feira.

Claro que, para além de todos os outros casos, estará especialmente presente a situação dos cinco jovens da região de Oarsoaldea (Gipuzkoa) que viram as condenações a seis anos de prisão recentemente confirmadas pelo Supremo Tribunal espanhol. Trata-se de Maitane Linazasoro, Xabier Lujanbio, Arkaitz Antza, Iosu Arruabarrena e Aitor Franco.

Recorde-se que os três primeiros decidiram esconder-se, explicando que essa lhes parecia a melhor resposta à situação para a qual os empurravam, por forma a poderem «prosseguir com o seu trabalho político». / Ver: eleak.info e eleak.info / Mais informação: gazteiraultza.info e Bilbobranka

Tribunal de Apelação de Roma aprovou o pedido de extradição de Lander Fernández
O Tribunal de Apelação de Roma aprovou o pedido de extradição de Lander Fernández (Santutxu, Bilbo) feito pelo Governo espanhol, segundo divulgaram os seus amigos. A audiência relativa à extradição decorreu no dia 8 deste mês, e previa-se que a sentença demorasse alguns dias. A decisão judicial ainda não é firme, e a defesa tem dez dias para recorrer. / Mais informação: BilboBranka