terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Em Iparralde, a esquerda abertzale faz um apelo à organização

«A nossa única arma é a organização», afirmaram Xabi Larralde e Anita Lopepe, durante a sua intervenção em nome da esquerda abertzale. Com o salão municipal de Anhauze (Nafarroa Beherea) cheio de gente (quase 200 pessoas), fizeram uma análise do processo de paz, cuja principal mensagem se pode resumir no slogan do acto político: «Sopra o vento da liberdade».

X. Larralde recordou os princípios destacados em 2004 na proposta de Anoeta, realizada pela esquerda abertzale: o direito à autodeterminação, a existência da nação basca e a alteração de quadro institucional. Princípios válidos para o País Basco Norte. Para os representantes da esquerda abertzale, «a força do povo e a sua activação vão permitir dar passos no caminho da mudança».

A. Lopepe afirmou também que Paris e Madrid vão «continuar a pôr pedras no caminho» e que, perante isso, a «arma mais eficaz é organização» até que ambos os estados «reconheçam os nossos direitos».

Com a Conferência de Aiete, nasceu uma tomada de consciência da classe política no País Basco Norte. De ora em diante, o objectivo é que Paris se envolva no processo.

O Colectivo de Presos Políticos Bascos aproveitou a ocasião para transmitir a sua mensagem, considerando que está na altura de se dar passos decisivos. Para o Colectivo, a luta continua, dentro das prisões para alguns, cá fora para outros. No final do acto, foram homenageados prisioneiros bascos libertados em 2012. / G.T. / Notícia completa: Lejpb / Ver também: kazeta.info