sábado, 11 de maio de 2013

A Ertzaintza expulsou do Hospital de Basurto os trabalhadores em luta pelos serviços públicos

Na quinta-feira passada, por volta do meio-dia, a Ertzaintza procedeu ao despejo de trabalhadores do Hospital Universitário de Basurto (Bilbo), que de manhã ali se tinham encerrado em protesto contra a política de cortes do Governo de Gasteiz e em defesa do sector público.

De acordo com informações da comissão de trabalhadores, a partir das 12h30 numerosos efectivos da Ertzaintza retiraram «um a um» a meia centena de trabalhadores que estavam sentados no interior do hospital, identificando-os depois e acusando-os de «desobediência».

O despejo ocorreu apesar de os manifestantes terem desmontado a tenda que tinham montado no vestíbulo do centro hospitalar, depois de terem chegado a acordo com a direcção do hospital. / Ver: Gara / Ver também: boltxe.info [com várias fotos]

O LAB protestou em Bilbo contra o «roubo das pensões»
Bea Martxueta, secretária de Política Social do LAB, esteve ontem à frente do protesto que decorreu junto à sede da Segurança Social em Bilbo e que contou com a presença de reformados e pensionistas do sindicato. Numa faixa, lia-se «Madrid rouba-nos as nossas pensões».

Bea Martxueta disse ao Gara que «todas as reformas e cortes neoliberais que estão a ser aplicados ao sistema de pensões têm um só objectivo: esvaziar e arruinar o sistema público de pensões».

A sindicalista afirmou que o «lobby financeiro» quer ficar «com o controlo das pensões», mas o sistema público «impede ainda essa transferência de enormes verbas para o sistema financeiro privado».
Neste sentido, Martxueta disse que diz «ainda porque a reforma que está a ser preparada em Madrid, que se centra no factor de sustentabilidade, vai alterar completamente este sistema. A partir dessa altura, sabemos quais são as nossas contribuições, mas não aquilo que iremos receber no futuro». / Ver: Gara / Ver também: boltxe.info