quarta-feira, 22 de maio de 2013

Fim-de-semana solidário com os presos políticos bascos: 1 de Junho em Atarrabia, 2 de Junho em Oiartzun

O Hatortxurock e a Lasterbidean uniram esforços e organizaram um fim-de-semana solidário com os presos políticos bascos: nos dias 1 e 2 de Junho, Atarrabia (Nafarroa) e Oiartzun (Gipuzkoa) serão palco de iniciativas de apoio aos perseguidos políticos bascos e aos seus familiares. Em Atarrabia, a iniciativa está ligada à cultura e à música; em Oiartzun, a proposta vem do mundo do desporto.

Em Atarrabia, Hatortxurock 15
Antecipando-se à sua data habitual - por alturas do Natal - o Hatortxurock, festival musical solidário com os presos políticos bascos e com os seus familiares, terá uma edição extra às portas do Verão: será a 15.ª. O festival irá decorrer no dia 1 de Junho numa zona conhecida como Entrecementerios, entre Burlata e Atarrabia (Iruñerria, Nafarroa).
No cartaz: Fermin Muguruza, Berri Txarrak, Riot Propaganda, La Jodedera, Iheskide. / Mais informação: hatortxurock.org

Em Oiartzun, Lasterbidean: para trazer os presos para casa «a correr»
Realiza-se no próximo dia 2 de Junho, em Oiartzun (Gipuzkoa), a primeira edição da Lasterbidean, uma corrida popular que irá unir o desporto e a denúncia da política de dispersão dos presos políticos bascos.

Na apresentação da iniciativa, que teve lugar em Março último em Donostia, os seus promotores afirmaram que é seu propósito reunir 1500 participantes, que terão à disposição dois circuitos: um pequeno, com 4250 metros, e um grande, com 8130 metros. Terminada a prova, terá lugar um acto público da Etxerat e ainda um almoço popular no pavilhão desportivo Elorsoro.

A iniciativa, que surgiu na sequência da grande manifestação de 12 de Janeiro a favor dos presos políticos bascos, em Bilbo, tem o apoio de familiares de presos, desportistas, ex-presos, actores, músicos e de diversas associações. / Mais informação: lasterbidean.com / Ver também: herrira.org e ateakireki.com

Dispersão: Maitane Linazasoro e Xabier Lujanbio foram transferidos para prisões espanholas
De acordo com o Oarsobidasoako Hitza, os jovens presos políticos bascos Maitane Linazasoro e Xabier Lujanbio (Orereta, Gipuzkoa) são as vítimas mais recentes da política de dispersão aplicada pelo Estado espanhol. Ambos se encontravam na prisão de Martute (Euskal Herria); agora, Linazasoro foi enviada para o cárcere de Topas (Salamanca, Espanha) e Lujanbio para o de Fontcalent (Alicante, Países Catalães).

Depois de o Supremo Tribunal ter confirmado a condenação de um grupo de jovens guipuscoanos a seis anos de prisão por militarem na organização juvenil Segi, Maitane, Xabier e Arkaitz Anza (três desses condenados) estiveram escondidos cerca de um mês; apareceram em Donostia no dia 19 de Janeiro, durante uma manifestação, e, no final, apoiados por inúmeras pessoas, acorrentaram-se ao hotel Maria Cristina. Foram então detidos pela Ertzaintza e levados para a prisão de Martutene. Aitor Franco, outro dos condenados, apresentou-se alguns dias mais tarde na prisão. Tanto este último como Anza continuam em Martutene. / Fonte: topatu.info