segunda-feira, 20 de maio de 2013

James Petras apoia a greve geral em Euskal Herria

«A greve geral no País Basco é positiva porque vai mostrar repúdio pelas políticas de Bruxelas e por aqueles que as administram», afirmou o intelectual norte-americano, que está em Euskal Herria a convite do sindicato abertzale LAB.
Fonte: ateakireki.com

Para o EH Bildu, a Greve Geral deve ser «o início de uma dinâmica de mobilização e soberania»
O EH Bildu realizou uma corrente humana frente à Subdelegação do Governo espanhol em Bilbo, no âmbito das mobilizações relacionadas com a greve geral de 30 de Maio.

Em nome da coligação, o deputado Oskar Matute fez um apelo à adesão à greve e disse que a jornada de luta de 30 de Maio deverá ser mais que uma jornada de reivindicação dos direitos laborais, da justiça social e da democracia, constituindo «o início de uma dinâmica de mobilização e soberania popular contra os ataques directos que os cidadãos bascos sofrem».

Salientou a importância da «soberania» para «responder às necessidades» do povo basco e para «mudar um sistema moribundo», incapaz de assegurar a dignidade dos cidadãos do país, que por diversas vezes expressaram o seu repúdio pelas políticas «ditadas pela troika e impostas por Madrid», bem como a sua oposição à reforma laboral e aos cortes anti-sociais.

Criticou ainda o discurso do patronato - que é o mesmo do Governo -, de acordo com o qual não estamos em tempo de mobilizações. O EH Bildu diz que «não é tempo é de aplicar cortes, de precariedade, de privatizações e de retrocesso nos direitos sociais». / Ver: naiz.info e BilboBranka / Vídeo: Declarações de Oskar Matute (BilboBranka)