terça-feira, 21 de maio de 2013

O Herrira defende que é tempo de passar «do consenso da maioria a uma acção social maioritária»

Numa conferência de imprensa que ontem deu em Gasteiz, o movimento Herrira fez um balanço positivo da dinâmica «M18Plazara», que no sábado passado tomou corpo em mais de 230 praças para reivindicar a defesa dos direitos dos presos políticos bascos.

Para os porta-vozes do colectivo, a acção de protesto descentralizada voltou a evidenciar «o amplo consenso que existe no seio da sociedade basca em defesa do fim da aplicação das medidas de excepção».

Depois de incentivar a população a prosseguir nessa senda, o Herrira referiu que, agora, é tempo de «transformar esse consenso maioritário numa acção social maioritária», tendo como meta: «articular estas vontades em todos os âmbitos sociais», por forma a lançar «um processo de mobilizações a larga escala com o lema "Direitos humanos, resolução, paz. Euskal presoak Euskal Herrira"».

Contudo, o Herrira manifestou-se «bastante preocupado» com a atitude imobilista dos governos espanhol e francês, que, em seu entender, não querem acabar com a política de dispersão ou libertar os presos doentes. Por isso, anunciou a necessidade de «um período de reflexão», algo que fará em conjunto com os cidadãos, partidos políticos, sindicatos e agentes sociais.

Por outro lado, o Herrira fez saber que hoje se iria reunir com representantes da Secretaria da Paz e Convivência do Governo de Lakua. / Ver: Berria e naiz.info / Fotos: Imagens das mobilizações (Berria)

Concentração frente à sede do PP em Iruñea
Como todas as segundas-feiras, ontem houve concentração frente à sede do PP em Iruñea em defesa do direito dos presos políticos bascos a viver livres em Euskal Herria. Estiveram presentes 64 pessoas; na semana passada a concentração reuniu 66 pessoas. Nas faixas que seguravam lia-se: «Euskal Preso eta Iheslariak Herrira» e «La dispersión mata». / Fonte: lahaine.org e ateakireki.com