quinta-feira, 9 de maio de 2013

Amanhã, muro popular em Ondarroa para defender Urtza Alkorta

Num vídeo divulgado nas redes sociais, Urtza Alkorta fez um apelo à criação de um muro popular, esta sexta-feira, em Ondarroa (Bizkaia). Depois de anteontem à noite se ter verificado uma primeira tentativa de detenção, ontem a Ertzaintza voltou a sua casa com o mandado de detenção, mas voltou a não a encontrar.

Urtza Alkorta foi detida em Fevereiro de 2010, com Zunbeltz Bedialauneta. Dois dias antes, a Ertzaintza tinha detido outras cinco pessoas numa operação que decorreu em Ondarroa, Mutriku, Deba e Gizaburuaga. Estiveram oito dias incomunicáveis, e todos afirmaram ter sido submetidos a torturas físicas e psicológicas - dois dos detidos tiveram mesmo de ser levados para o hospital. Depois, Alkorta foi levada para a prisão de Estremera (Madrid).
Em Julho de 2012, foi libertada sob fiança, com metade dos cinco anos de pena a que fora condenada pela AN espanhola cumpridos (foi acusada de colaboração com a ETA). Alkorta recorreu para o Supremo, mas este confirmou a sentença em Fevereiro último. O Acordo de Gernika criticou a decisão judicial, na medida em que só coloca mais entraves à via da resolução do conflito, e os seus advogados afirmaram que Urtza Alkorta podia ser detida a qualquer momento.
Urtza tinha de se apresentar na prisão até dia 18 de Abril, mas, depois de receber a ordem de prisão, disse que não a iriam encontrar: «Têm de vir à minha procura». / Fonte: Berria, lea-artibaietamutriku.hitza.info 1 e 2 [Bihar goizean denok Ondarrura! Animo! Eutsi gogor!]

O preso político basco Edu Perez de Anuzita foi libertado
Depois de ter passado 19 anos na prisão, Edu Perez de Anuzita, natural de Igorre (Bizkaia), saiu hoje de manhã do cárcere de Múrcia (Espanha), onde era esperado por familiares e amigos.
Perez de Anuzita deve chegar ao aeroporto de Loiu pelas 23h00; dali, será acompanhado por uma caravana de automóveis até ao bairro bilbaíno de Deustu, onde viveu vários anos e onde lhe serão dadas as boas-vindas. Depois, seguirá para Igorre [dizem Iurre]. Para o fim-de-semana estão programadas várias iniciativas em Arratia (a região a que pertence Igorre) para lhe dar as boas-vindas.
Perez de Anuzita foi detido em 1994, acusado de pertencer ao grupo Bizkaia da ETA. / Fonte: BilboBranka