segunda-feira, 20 de maio de 2013

Pintadas fascistas em Iruñea pelo segundo fim-de-semana consecutivo

Na madrugada de sábado para domingo, voltaram a aparecer pintadas fascistas em Iruñea, mais concretamente na sede do sindicato ELA e na escola Plaza de la Cruz. No fim-de-semana passado, já tinham aparecido, nas imediações desta instituição de ensino, suásticas, símbolos franquistas e bandeiras espanholas pintadas junto a inscrições como «Arriba España» e «Stop latinos».

Hoje, o grupo municipal do Bildu perguntou à Comissão da Presidência da Câmara Municipal se tinha informação sobre o que se passara, se tinha recebido alguma queixa e que medidas pensava tomar para que isto não voltasse a acontecer; exigiu também à UPN que desse início a uma investigação sobre o caso.

De acordo com a nota emitida pelo Bildu de Iruñea, a UPN respondeu que os factos iriam ser investigados da forma habitual e que «é muito difícil saber quem as fez». Para o Bildu, é difícil entender como as pintadas fascistas continuam a aparecer no mesmo local, quando a zona está cheia de câmaras de segurança e é «constantemente» patrulhada pela Polícia. / Fonte: Berria e naiz.info / Fotos: Pintadas fascistas em Iruñea, outra vez (Berria)